A loucura dessa vez irá te levar ao mundo de Pokémon, você irá conhecer um lado e uma história que poucos conhecem. Estou falando de Pokémon Especial, também conhecido como Pokémon Adventures, é um mangá baseado na franquia de jogos Pokémon.

Em fevereiro de 1996 foram lançados no Japão dois jogos para Gameboy, chamados Pokémon Red e Pokémon Green sendo um sucesso e chegando a vender um milhão de cópias em apenas um ano. Mas o jogo só se tornou esse sucesso todo no começo do seu anime em 1997, que marcou a vida da geração dos anos 90: não tinha uma criança que não conhecia o nome Pikachu.

Satoshi Tajiri (designer de jogos eletrônicos, mais conhecido como criador de Pokémon) uma vez afirmou que a série Pokémon Especial é a mais próxima do que ele imaginou que o mundo Pokémon seria: "Esse é o mangá que mais se parece com o mundo que eu estava tentando conceber."

Sinopse:

Pokemon Special é de autoria de Hidenori Kusaka e conta a história de Red, um treinador Pokémon de uma cidade rural chamada Pallet. Durante um dia de captura, um garoto comenta sobre a possibilidade de Red ir falar com o Professor Carvalho para melhorar as suas habilidades, como ele havia feito com o seu neto e que por sinal tinha acabado de voltar para a cidade.

Pensando sobre o assunto ele acaba trombando com alguns membros da equipe Rocket e ouve rumores sobre um Pokémon lendário em um bosque perto da cidade. No bosque ele encontra Green batalhando com o Pokémon lendário e no final os dois acabam derrotados.

Após a derrota, Red acaba indo para a casa do Professor, lugar que ele sempre manteve distância, pensando que ali era o único lugar onde ele aprenderia a ser um grande Treinador. Porém o professor acha que ele é um ladrão e acaba acidentalmente deixando todos os Pokémons do laboratório fugirem.

Os dois correm para capturar todos e no final o professor percebe a grande habilidade do garoto e resolve ajudá-lo. Ele entrega para o garoto um Bulbasaur (ele já tinha um Poliwhirl) e uma Pokédex (uma espécie de agenda eletrônica com enciclopédia) e acaba dando conselhos sobre ser um grande treinador para ele. Após isso Red sai e vai atrás de seu sonho: ser o melhor treinador do mundo!

Comentário:

Pela sinopse muitos podem achar que o mangá é igual ao anime, mas posso afirmar que é diferente. O que você mais vai notar de diferença é que no mangá eles realmente tentam explorar e ampliar o universo contido no jogo, contendo também muitas coisas que não tem no game e nem no anime.

O mangá é muito mais adulto que o anime, os personagens tem mais personalidade, possui ótimas batalhas e a equipe Rocket não é tão infantil e besta como no anime. Existem muitas cenas fortes! (tenho que dar um spoiler, desculpa…) por exemplo: Em uma das lutas uma Arbok acaba sendo cortada ao meio! Nunca que você verá uma cenas dessas no anime.

Personagens:

Red:  possui um caráter típico de herói da justiça, está sempre pronto para se sacrificar pelos outros. Ele valoriza o elo que possui com todos os seus Pokémons e trata todos eles como seus amigos, o que lhe permitiu ganhar a confiança de não apenas os seus Pokémons, como também de Pokémons selvagens, inclusive lendários.

O garoto protagonista da primeira temporada começou sua jornada com Poliwhirl e um Bulbasaur que ganhou do Prof. Carvalho, capturou um Pikachu que roubava comerciantes de Pewter. É especialista em batalhas Pokémon, conhecido como "Fighter". Seus Pokémons atuais são Venusaur, Poliwrath, Gyarados, Snorlax, Pikachu e Aerodactyl.

Green: O rival de Red e neto do Prof. Carvalho. Começou sua jornada com Charmander. É considerado um profissional na área de treinamento de Pokémon. A habilidade especial de Green, como descrito pelo Prof. Carvalho, é o treinamento Pokémon, ou seja, aumentar os seus níveis e torná-los fortes, e como tal é referido como o "Trainer" Em sua primeira aparição, tinha exatamente 11 anos e na sua última, 16. Seus Pokémons são Charizard, Golduck, Machamp, Rhydon, Porygon2 e Scizor.

Blue: Inicialmente roubou o Squirtle do Prof. Carvalho e enganou Red várias vezes, mas acabou se tornando boa amiga dele e de Green. Teve um passado sofrido com Silver. É especialista em evolução Pokémon, conhecida como "Evolver". Tinha 11 anos na sua primeira aparição e 17 na sua última. Seu time é composto por Blastoise, Wigglytuff, Clefable, Granbull, Nidoqueen e Ditto.

Pokémon Especial é muito mais que uma história de jogo e vai além do que o anime pode trazer, é algo totalmente diferente, como eu disse, vocês não podem deixar de ler. Esse foi o "Caindo na Loucura" da semana trazendo a vocês o primeiro arco de Pokémon Especial, e quando vocês menos esperarem posso voltar com mais de Pokémon Especial (Temos que pegá-los)…