Olá queridos leitores, o Caindo na loucura da semana está em um nível adulto com uma historia incrivelmente fantástica. Hoje venho falar de um mangá que comecei a ler a muito tempo atrás. Quando encontrei essa obra perdida pela internet no ano de 2004, eu tinha 14 anos e para mim ela era perfeita.

Estou falando de Gantz, um incrível mangá com histórias emocionantes de tirar o fôlego e que está em nível totalmente diferente, pois o autor não tem medo de matar personagens e mostrar a verdadeira face do ser humano.

Sinopse:

Kurono Kei é um jovem individualista, inseguro e pervertido. Sempre odiou tudo e todos. Certo dia ele encontra no metrô um antigo conhecido seu, que não via desde quando era uma criança, Katou Masaru. De início tenta evitá-lo, mas então vê um mendigo bêbado caindo nos trilhos. Katou e Kurono tentam salvá-lo, só que acabam morrendo atropelados. Eles se espantam ao ver que foram levados até uma sala, juntos com outras pessoas. 

No meio dela está uma esfera negra, chamada Gantz. Ela toca uma música e passa uma missão para matar Aliens. Mostra o arsenal de armas e o uniforme de cada um presente na sala. A missão deles é sobreviver ao jogo e caçar os aliens indicados dentro do tempo e campo estipulado.

Ficha técnica:

Gantz, é uma série de mangá escrito por Hiroya Oku. Publicado na revista Weekly Young Jump, a arte foi realizada a partir de cenários em  computação gráfica mesclados a personagens desenhados manualmente. Foi lançado em julho de 2000 e teve sua série encerrada em 25 de junho de 2013.

Em 12 de abril de 2004 teve seu primeiro anime lançado com 13 episódios e uma sequência direta, intitulada Gantz second Stage, também com 13 episódios(já deixo um aviso que o final é filler).

Comentarios:

Como falei lá em cima, eu comecei a leitura de Gantz com 14 anos e era um tipo de mangá perfeito para mim, um com sangue e muita ação, para um jovem de minha idade era muito bom, e sem falar das cenas picantes que contém no mangá.

Mas os anos passaram, fiz uma releitura e consegui enxergar pontos negativos e pontos positivos que não via antes, porém também fui capaz de reconhecer a fantástica obra que é esse mangá.

A história se desenvolve de modo surpreendente e inesperado. O crescimento das personagens é algo marcante. Com a convivência da morte eles mudam seu modo de pensar. Quase todos têm traumas horríveis, porém com as lutas de Gantz eles aprendem a vencer as adversidades, ficando mais decididos e fortes.

A trama vai mostrando os combates dos Caçadores contra a possível ameaça dos Alienígenas no mundo contemporâneo. A narrativa concentra-se nos acontecimentos antes e após as missões, mostrando como os Caçadores vivem seu cotidiano carregando esse fardo, mantendo seu segredo longe de qualquer um.

Gantz é um mangá que inicialmente você não pode esperar muito do roteiro, pois esse não é o foco, mas em questão de ação chega ser frenético, o objetivo é sobreviver, mas a realidade é cruel demais. Lógico que o mangá trás repostas para todos os "porquês", com ótimas explicações para perguntas que poderiam ser consideradas impossíveis, mas como disse o foco de Gantz é ação em geral com o sentimento humano, a pura realidade da decisão humana perante a vida e a morte.

Um dos motivos por eu me apegar tanto à obra é o tratamento genial que Hiroya Oku dá ao “ser humano”. Chorar por uma morte, sentir-se vivo, descobrir a importância de uma pessoa apenas depois de perdê-la, a grande barreira que o amor cria no seu raciocínio, até onde chegamos para alcançar a “felicidade”, a enorme ignorância do ser humano, a tristeza da guerra, os diferentes sensos de justiça. São tantos pontos abordados na obra que não consigo descrever tudo isso. Realmente o mangá de Gantz me fez refletir muito na vida.

A esfera negra:

Gantz é o nome da esfera negra do centro da sala. Dentro dela se encontra uma pessoa dormindo que raramente demonstra alguma ação ou pensamento. Não se sabe de onde ela veio, ou porque ela faz o que faz. Quando alguém morre durante a "chamada" de Gantz, ele transporta uma cópia da mesma para a sala. Automaticamente ela grava a pessoa no seu Banco de Dados.

Quando tem todos os competidores, toca uma antiga e conhecida música japonesa, e diz a todos que estão mortos, e que a partir daquele momento, suas vidas pertenceriam a ele. Logo depois mostra um alienígena que os caçadores têm de matar, as informações básicas, abrindo para mostrar as roupas e o arsenal de armas.

Ele começa a enviar as pessoas para a área desejada, num quadrante de 1km, começando a contar o tempo, geralmente de 1 hora. Ele observa as pessoas do quarto. Quando o tempo acaba, ele traz de volta os vivos para seu quarto, e reinicia a pontuação.

Normalmente, ele gosta de passar as mensagens com linguagem Leet, comum na internet, apelidando os competidores, encorajando-os ou brincando com eles. Se a pessoa juntar 100 pontos, ela pode escolher um prêmio especial. Os propósitos de Gantz, bem como sua origem continuam um mistério total para todos.

Regra do jogo:

Ao entrar no mundo de Gantz, a missão do jogador é a sobrevivência. Primeiro ele tem que saber respeitar as regras, usando o equipamento oferecido para aumentar suas chances de sobrevivência. Recebe o perfil do Alienígena (ou qualquer coisa que Gantz quiser), tendo que matá-lo geralmente em uma hora. Inicialmente, Gantz mostra a forma mais fraca do Alienígena, com uma biografia: o nome, o que ele gosta e a sua frase principal.

O jogador é teletransportado para uma área com um raio de 1km e começa a busca. Se eles saírem desse perímetro, a bomba em seus cérebros é ativada. Matar os alienígenas soma pontos, e sempre tem um Alienígena mais poderoso, chamado de Chefe, que dá mais pontos. Quem estiver vivo no final da batalha voltará inteiro para o quarto de Gantz, por pior que seja a sua condição, os ferimentos desaparecem e sua roupa especial é restaurada.

Gantz não fornece nenhuma das informações que seriam essenciais, sendo descobertas de duas formas: tentativa e erro, o que costuma ocasionar mortes, ou um caçador experiente explica para os outros as regras do jogo. Gantz pode fornecer dados, como o menu dos pontos, as pessoas mortas no Gantz e recentemente um contador de tempo em segundos que demonstra quanto resta para a Catástrofe, ainda não explicada.

Ao se juntar 100 pontos, Gantz dá três opções para a pessoa:

Se libertar de Gantz sem nenhuma memória

Receber uma arma poderosa

Trazer alguém de volta do banco de dados do Gantz

Alienígenas:

Alguns dos Alienígenas aparecem ameaçando a vida das pessoas, mas normalmente são passivos até que os ataquem. Eles são imigrantes de um sistema que entrou em decadência, e para sobreviverem, residem na Terra.

Em geral andam em grupos, possuindo um líder com poder muito maior dos demais.

Caçadores:

O grupo recrutado pelo Gantz é chamado de Caçadores. Eles usam os uniformes e as armas para seu proveito. São apenas pessoas normais com itens especiais. Sua missão é derrotar os Alienígenas e/ou qualquer coisa que o Gantz mandar.

Vampiros:

Os Vampiros são o grupo inimigo principal dos Caçadores. Os vampiros são um resultado de inúmeras nano maquinas colocadas em um humano, dando a estes humanos, super reflexo e super força. Eles também possuem uma inexplicável técnica de manipular a matéria de seus corpos, podendo produzir uma Katana, assim como criar Revólveres das mãos nuas.

Comentários Finais:

Um dos problemas do autor é a pornografia desnecessária, principalmente no começo da obra. Geralmente ele utiliza ela muito bem, mas às vezes exagera, ou a coloca em um lugar onde não é necessária.

O contraste entre os personagens Kurono e Katou é absurdo, fazendo até que você escolha um “lado”. Todas as facetas do ser humano podem ser localizadas em um só personagem. Juro que vocês não tem noção de como gosto tanto desse personagem. Kurono começa sendo uma pessoa e termina sendo outra totalmente oposta. “O amor muda as pessoas” é uma verdade universal. "Salvar as pessoas não é uma opção, é um dever. Não faço isso por mim, faço isso por acreditar ser o certo", esse é o pensamento de Katou do começo ao fim.

Gantz está na coluna certa, pois existem poucas palavras que conseguem descrever essa obra, mas com certeza "loucura" é uma dessas. Gantz é aquele mangá que cria um vínculo com você, e por menor que ele seja vai ter alguma coisa que vai sempre ficar contigo, pelo menos eu sinto isso.

O “sentimento humano” demonstrado ali com certeza vai ser levado por mim para as mais diversas áreas, até para a maneira de viver. Pode parecer algo estranho, mas é assim que me sinto em relação a obra e espero que vocês consigam “ver” algo nessa dimensão.

Os alienígenas já podem estar no meio de nós.