O tema desta semana será sobre um anime moe (particularmente não gosto muito) e depois de insistirem para eu ver, resolvi assistir e como prometido a certas pessoas, eu estou escrevendo sobre.

Especialmente para esta matéria, eu estou fazendo uma parceria com o DJ/Redator Edward, grande conhecedor do mundo de Madoka, uma última coisa antes de começar pra valer, esse anime me surpreendeu apesar de tudo.

Enredo:

O enredo não será muito longo, pois não há muito o que se falar sobre o desenvolvimento sem revelar detalhes demais, então irei dar uma ideia geral do que ele é.

A história gira em torno de uma garota que tem a escolha de se tornar uma Garota Mágica (Puella Magi) e para se tornar uma garota você deve fazer um desejo, por mais que ele seja impossível e depois de seu desejo realizado é obrigada a lutar contra as Bruxas (seres que se alimentam de emoções humanas e de seu desespero) entregando sua vida para poder detê-las.

Colocando de uma maneira cronológica, Madoka se encontra com Homura e o Kyubey, no dia seguinte sua vida não é mais a mesma, pois ela acaba se envolvendo com as garotas mágicas e se vê em conflitos constantes.

Personagens principais:

Madoka Kaname:

Garota que deseja se tornar uma garota mágica e conhece suas companheiras de “trabalho”, mas por insistência de Homura acaba por adiar a sua entrada como Puella Magi e colocando ainda mais em dúvida sobre esta decisão, ela é uma garota insegura, esperançosa e apoia suas amigas no que for preciso.

Voz: Aoi Yuuki

Tema: See You Tomorrow por Aoi Yuuki

Homura Akemi:

Garota, que já é mágica, usa seus poderes para mudar o destino de Madoka e continua a matar Bruxas por desejo próprio, trata as pessoas com frieza, mas deseja o bem de todas elas e principalmente Madoka, seu poder é conseguir manipular o tempo.

Voz: Chiwa Saitou

Tema: Inevitabilis

Kyubey:

Um ser que se parece com um bichinho de pelúcia mas é bem poderoso, é responsável por realizar os desejos das garotas e em seguida transformá-las em Garotas Mágicas através de um contrato, ele vai muito além das aparências e Homura sabe disso.

Voz: Emiri Katou

Tema:  Kyuubey no Eigyou Theme

Mami Tomoe:

Ela é a primeira garota que mostra o poder de uma Puella Magi, é uma pessoa doce e ao mesmo tempo firme com suas decisões, tente proteger as pessoas que ama com seu corpo se for necessário, é uma das principais pessoas que influenciam na decisão de Madoka, a sua magia envolve o uso de armas de fogo que só possuem basicamente um tiro.

Voz: Kaori Mizuhashi

Tema: Credens Justitiam por FictionJunction

Sayaka Miki:

Melhor amiga de Madoka, embarca sem querer na primeira aventura no combate contra as Bruxas, ela é uma pessoa determinada e justa e pensa bastante nas outras pessoas, usa seu poder para o bem da humanidade e pela justiça, o seu poder é o uso da espada.

Voz: Eri Kitamura

Tema: Decretum

Kyoko Sakura:

Pessoa energética e de personalidade forte, não gosta de ajudar os outros por pensar em si e tem um certa rivalidade com Sayaka, já que possuem ideais diferentes, além de gostar de lutar contra Bruxas ela gosta de comer, a sua magia se baseia no uso da lança.

Voz: Ai Nonaka

Tema: Confessio

 

Ficha Técnica:

E então Galera? Faz um tempo que não apareço aqui pelos escritórios da Central J-Hero de Jornalismo, e aproveitando que o Kenny convidou, irei fazer essa pequena palhinha aqui no Filosofia Otaku.

Antes de tudo, devo deixá-los cientes de que spoilers não serão dados por mim

Mas enfim… Seguindo para a parte mais técnica da obra, Puella Magi Madoka Maigica é um anime criado pelo estúdio Shaft, sob o roteiro de Gen Urobuchi, Direção de Akiyuki Shinbo, arte de Ume Aoki e trilha sonora composta por Yuki Kajiura a qual tratarei mais à frente. Juntos, Urobuchi, Shinbo, Aoki e Yuki formam o “Magica Quartet”, ao qual são creditadas todas as obras da série Puella Magi.

Obras que foram bem recebidos pelos fãs de animes, sendo considerada a “desconstrução” do Mahou Shoujo Tradicional (obras em que garotas ganham poderes mágicos difundido pelo grupo CLAMP em Sakura Card Captors ou em Guerreiras Mágicas de Reyearth ou ainda Sailor Moon este último sendo obra de Naoko Takeuchi), diz-se "desconstrução' pois o anime coloca o moe da arte Shoujo com o impactante Seinen, este último categoriza mais o estilo de Madoka.

Além do anime, a trama também foi serializada na revista Manga Time Kirara Forward, sendo que um tempo depois foi compilado em três volumes, que seguem a trama do anime,  publicados pela editora Houbunsha no Japão e sendo trazido para o Brasil pela editora NewPOP, sua arte nos 12 capítulos distribuídos entre os três volumes foi pincelada por Hanokage, que, segundo ele mesmo, foi o primeiro tankobon publicado.

O termo que da titulo as magas, ou seja, Puella Magi, cujo plural, obedecendo ao Latim é Puellae Magi tem esta definição como uma tradução falha de Puella Magica, que seria “Garota Magica”, o termo Puella Magi, em sua tradução literal, se torna “Garota do Mago”, o que quer dizer que as garotas que formam contratos são “Garotas do Mago” que são os Incubators.

Além do anime e mangá, Madoka ainda possui a Light Novel publicada pela editora Nitroplus e um jogo de PSP e em 2013 foi concluído o último filme da trilogia de Madoka Magica, que te por título Gekijouban Puella Magi Madoka Magica 3 – Hangyaku no Monogatari (Puella Magi Madoka Magica filme 3 – a História da rebelião) que dentre vários prêmios de reconhecimento no Japão, chegou a ser pré-indicada ao Oscar 2014, tendo perdido a chance da indicação para o filme por causa da indicação de vidas ao vento, obra de Hayao Miyazaki (conhecido como Walt Disney do Japão).

A arte musical de Madoka Magica foi toda composta por Yuki Kajiura, sendo tais composições executadas por ClariS (que cantou também Nexus e Irony do anime Oreimo), e Kalafina (Heavenly Blue de Aldnoah Zero) dando ao anime e aos filmes uma qualidade sonora excelente. 

Ainda há uma das músicas, Credens Justitiam (tema da Mami), que é composta e cantada pela própria Yuki Kajiura, em conjunto com o grupo Fiction Junction e é feito no que os fãs costumam chamar de “Língua Kajiuriana”, uma vez que mesmo que a base relembre o latim, não há uma tradução especifica para esta música.

Seguindo fora do contexto principal de Madoka, ainda há a Different Story, que se centra em Mami e Kyoko, além dos Spin-offs demais que mostrarei abaixo:

Puella Magi Oriko Magica:

Baseada na história original, Oriko Magica se centra na protagonista Oriko Mikuni, Puella Magi com o poder de visualizar o futuro, tal habilidade que a faz ver que no futuro uma das Puella Magi que faz contrato com Kyubey, vendo ela se torna a maior das bruxas, e isso leva  Oriko a obsessão de tentar destruir esta garota antes que o estrago seja feito, arte foi feita por Kuroe Mura, possui dois volumes e já foi lançado e finalizado no Brasil, pela editora NewPOP.

Puella Magi Kazumi Magica ~The Innocent Malice~:

Saindo da linha do grupo original, o enredo se passa com Kazumi que perde suas memórias e acorda numa mala, e usando suas habilidades de Puella Magi procura enquanto luta junto de um grupo chamado “Santas das Plêiades”, foi escrito por Masaki Hiramatsu e possui a arte de Takashi Tensugi e ainda não foi lançado no Brasil.

Puella Magi Suzune Magica:

Ultima obra que foi finalizada, mais especificamente no ano passado, com história e arte de GAN, o enredo traz para os leitores a história que se passa no entorno de Suzune Amano, uma Puella Magi assassina. 

Puella Magi Taruto Magica ~The Legend of Jeanne D’Arc~:

Ainda em publicação no Japão, como no título, o mangá, escrito por Golden Pe Done, trata da história da já conhecida Jeanne D’Arc, que já teve sua aparição no anime, quando estava prestes a ser queimada viva.

Apesar de ainda ser recente a história de Madoka Magica, ela não para por si só com os 12 episódios e 3 filmes, a série, ou melhor dizendo, franquia das Puellae Magi, toma atualmente sua profundidade para além dos enredos principais, e mostrando que por trás de uma arte fofinha do Mahou Shoujo, pode ter um Seinen, e consequentemente uma revolução da definição do Mahou Shoujo tradicionalista de CLAMP, dando a Madoka o charme da leitura que chega a prender o leitor e espectador de uma forma totalmente inovadora.

Madoka é um anime que você tem que analisar bem pra tirar suas conclusões,  pensar, assistir, ler, reler e assistir mais uma vez..

É isso aí galera, o que eu tenho pra falar de Madoka sem seguir para spoilerização é isso, recomendo a todos que assistam, leiam e procurem.

Ah, e Lembrem-se todos: Leiam bem antes de assinarem seus contratos, você pode estar vendendo sua alma para um incubator ao invés de instalar um jogo.

Até a próxima:

Edward
DJ e Assistente Administrativo
Redator nas horas vagas

 

“Pode fazer qualquer desejo, até o impossível…”

Admito que com esse anime minha opinião em relação ao moe mudou um pouco, mas garotas vestidas de cosplay tem algo para passar para nossas vidas?

A resposta é sim, o anime trata de vários tópicos interessantes e eu direi quais os principais pontos que se destacam.

O primeiro ponto a destacar é sobre as personagens, cada personagem tem sua visão de mundo, sua maneira de agir, seus pontos de vista a defender e sua própria personalidade marcante.

Através dessas diferenças entre elas, formam-se estreitos laços de amizade, por querer a mesma coisa, acabam em conflitos tantos físicos quanto emocionais, pois mesmo sendo grandes lutadoras, elas são humanas e humanos sofrem das mais diversas formas, por cada um ter seus sentimentos e não conseguir entender nos entender e tentar entender ao outro, kyubey não entende como funcionamos, pois somos um grande caldeirão de emoções que nem mesmo nós nos entendemos, então imaginem um ser totalmente racional não entenderia nem um décimo da emoção que os humanos sentem.

Outro ponto a ser destacado é sobre o impacto do desejo, ela se baseia na lei de Newton:

Toda ação implica em uma reação contrária de mesma intensidade.”

Todos nós somos o resultado das nossas ações e o nosso futuro é a reação das ações que fazemos agora, carregar um fardo leve ou pesado vai depender só de você e se não tiver um objetivo suas ações não darão bons resultados, desespero só leva à mais desespero, tristeza leva à mais tristeza e ódio só irá gerar mais ódio.

Finalmente chegamos ao fim desta matéria com a mensagem principal da Madoka, tenha esperança, ela é fundamental para todos nós, ter esperança é acreditar que você pode realizar até a mais impossível das coisas, é conseguir lutar pelo que deseja, é algo que não pode se comprar, então tenha esperança num futuro melhor.

Para terminar de vez, gostaria de te pedir para comentar, isso ajuda a melhorar cada vez mais e consequentemente isso se refletirá na nossa maneira de escrever, se tiver algo para dizer não tenha vergonha de dizer, eu terei prazer em poder esclarecer se tiver alguma dúvida ou até discutir sobre o assunto e então se gostou curta e quem sabe um dia você também participa de uma matéria.

KennyMD
Redator

Confira abaixo as OST do anime:

Abertura Connect (ClariS)

Encerramento Magia (Kalafina)

Encerramento Ep 9 / Tema Sayaka & Kyoko – And I'm Home (Eri Kitamura ft. Ai Nonaka)

Abertura dos Filmes 1: Luminous (ClariS)

Abertura do Filme 3: Colorful (ClariS)