Êh, hoje tem mais um Made in Ásia! Como já viram pelo título, o nosso assunto dessa vez é algo renovador.

Particularmente, adoro essa fase do ano, pois ela representa o recomeço, a nova chance de fazer tudo de novo, mas de forma diferente (assim como no Far Cry 3 :v). Essa é a época para planejar, refletir e ver o que deu certo e errado no ano que se foi.

Mas já parou para pensar por que o ano novo chinês sempre ocorre após o nosso? Quer saber a resposta? Então coloquem os cintos, pois a vigem de hoje é para a China!

Decolando…

Enquanto já estamos no mês de fevereiro, os chineses ainda estão se preparando para a chegada de 2015. Mas por quê?

 A resposta vem de milênios e milênios atrás, quando criaram o calendário chinês. Este pode ser considerado um dos mais antigos. E como lá não contam a partir do nascimento de Jesus, eles não estão se preparando para 2015, mas sim para o ano de 4713!

O principal motivo para esse desencontro das datas, é que o calendário chinês não é somente lunar como o gregoriano (que é o que seguimos). Neste também são contadas as fases do sol, sendo, portanto, um calendário lunissolar.

Para eles, o ano possui 12 lunações (ciclo lunar), possuindo um total de 354 dias. Mas para também estarem sincronizados com o ciclo solar, a cada oito anos são acrescentados nove dias ao calendário ou cerca três lunações.

E, por isso, o ano novo chinês é comemorado sempre na segunda lua nova após o solstício de inverno correspondente aos dias entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro no nosso calendário.

[Legenda da imagem: Festival da Lanterna. A cerimônia ocorre para receber bênçãos e graças divina no Ano Novo.]

 

Os 12 signos do horóscopo chinês

Diz uma lenda que há muito tempo atrás, Buda convidou todos os animais para um grande banquete de ano novo, prometendo uma surpresa para os que comparecessem.

Na véspera da festa, o Gato e o Rato combinaram que o primeiro a acordar, acordaria o outro. Porém, no dia seguinte o Rato acordou atrasado e esqueceu-se de acordar seu amigo felino.

No caminho para o banquete o Rato se deparou com um rio. E apesar de acordar atrasado foi um dos primeiros a chegar nesse ponto, sendo obrigado a esperar os demais para conseguir atravessar o rio. Após outros onze animais chegarem, todos decidiram ajudar uns aos outros atravessarem.

Quando todos atravessaram, o Gato surgiu, mas como não havia ninguém para ajuda-lo e ele tinha medo de água, o mesmo não conseguiu atravessar o rio e chegar ao banquete.

Chegando ao final da festa, Buda demonstra sua satisfação e dá a cada animal um ano no calendário chinês (atribuído pela ordem de chegada) e um elemento (madeira, fogo, terra, metal e água).

Quer saber qual o signo pertence? Veja a tabela abaixo e confira as características de cada um.

Rato (Shu) – quem nasceu no ano do rato é agradável e sociável, sempre tem amigos por perto. São sinceros, bem-humorados e detalhistas. Mas também são avarentos, críticos e bisbilhoteiros.

Boi (Niú) – os nascidos sob a proteção do Boi são pacientes e bons ouvintes, possuem grande senso de responsabilidade e, por isso, são grandes trabalhadores. São determinados, perseverantes e confiáveis. Mas também podem ser lentos, teimosos e intolerantes.

Tigre (Hu) – as pessoas nascidas nos anos do Tigre são impulsivas e rebeldes, adoram correr riscos e quebrar regras. São inquietas, carismáticas e sinceras. Mas podem ser precipitadas, egoístas e indecisas.

Coelho (Tu) – Inteligentes, diplomáticas e espertas estas são pessoas que apreciam a beleza e prezam o conforto. Mas também são muito oportunistas, vaidosas e costumam não terminar o que começam.

Dragão (Long) – corajosos, independentes e carismáticos estas são pessoas que gostam de estar em atividade e de se sentir útil. Seus defeitos são egoísmo, impaciência e teimosia.

Serpente (She) – são pessoas sábias, filosóficas e estrategistas. Muito desconfiadas estas confiam somente em si mesmas. Podem ser possessivas, egoístas e impiedosas.

Cavalo (Ma) – os nascidos nos anos do cavalo são independentes, sociáveis e encantadores. Gostam de ação e procuram estar sempre ocupados. Mas cuidado, estes podem ser atrevidos, obstinados e egocêntricos.

Carneiro (Yang) – são gentis, artísticos e altruístas. Manipulam pessoas e situações a seu favor, vencendo pelo cansaço. Podem ser também pessimistas, indecisas e dependentes.

Macaco (Hou) – agradáveis, entusiasmados e divertidos gostam dos mais variados tipos de assuntos e procuram tirar proveito de tudo o que fazem. Podem ser também intrometidos, ardilosos e egocêntricos.

Galo (Ji) – quem nasceu sob a proteção do galo é corajoso, independente e versátil. Adoram solucionar os problemas utilizando a lógica. São também ciumentos, presunçosos e briguentos.

Cão (Gou) – os cães são leais, francos e observadores. Possuem senso de dever e sempre têm uma causa a defender. São também teimosos, indecisos e pessimistas.

Porco (Zhu) – populares, sinceras e atenciosas, as pessoas que nasceram nos anos do porco são capazes de compartilhar tudo o que possuem. Podem ser preguiçosas, compassivas e autodestrutivas.

Nian (Ano)

Na antiga China existia um monstro extremamente feroz que morava no fundo do mar durante o ano. E sempre na véspera de cada ano novo ele subia a superfície para devorar os animais e destruir vilas próximas ao mar.

Até que um dia um homem misterioso surgiu e disse que iria afugentar o monstro. Como não acreditavam nele, os aldeões fizeram o que sempre costumavam fazer, foram se esconder em uma caverna na véspera do ano novo.

Quando o monstro chegou foi surpreendido com um a explosão de fogos de artifício e várias bandeiras e papeis vermelhos ao seu redor.

No dia seguinte quando o homem misterioso já tinha ido e todos voltaram e encontraram a aldeia intacta e os restos dos fogos e bandeiras.

Após isso, o costume se espalhou e todos chineses usam vestimentas vermelhas e fogos de artifício como proteção.

…Pousando

Ufa… Finalmente chegamos. A viagem de hoje foi longa, não é? Também, visitar um país daquela extensão não é para qualquer um… (rs)

Se você está curioso, o ano 4713 irá começar dia 19 de fevereiro (quinta-feira que vem) e os que nascerem esse ano será regido pelo Carneiro. Apesar de que este não é um ano bom para nascer, pois de acordo com crença popular de lá, os carneiros são submissos e estão destinados a possuir casamentos fracassados e azar no trabalho.

Espero que tenham gostado e estou esperando vocês na última semana desse mês para mais um Made in Ásia! Até lá, comentam aí qual o seu signo e se realmente a descrição combina com você. E se lerem e não comentarem desejo que tenham nascido no ano do carneiro… Muahahahaha