Estamos de volta com mais um Made in Ásia!

Após voltarmos um pouco às Sakuras e conhecer o Hanami, o festival de apreciação das flores de cerejeira, vamos continuar com o clima romântico conheceremos o fio vermelho do destino, Akai Ito.

Preparados? Então peguem seus lanches, coloquem o cinto, pois a viagem de hoje é para a China!

Decolando…

China? É isso mesmo o que você leu…

Provavelmente muitos de vocês já devem conhecer essa lenda, principalmente em produtos japoneses, como animes e j-dramas, mas a história do Akai Ito tem origem na China, e não no Japão.

Mas como essa lenda está presente em animes e j-dramas?

Simples, o Akai Ito teve sua origem na China, mas com a expansão chinesa no leste asiático a mesma se espalhou pelo Japão e também pela Coréia (como aconteceu com o origami, lembra?).

A única diferença é que ao chegar ao Japão a lenda sofreu uma pequena alteração. Na China, diz-se que as pessoas que estão destinas a ficarem para sempre juntas possuem um cordão amarrado ao tornozelo, já na terra do sol nascente é um fio que está amarrado ao dedo mindinho das almas gêmeas.

Segundo a lenda:

Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se. Independentemente do tempo, lugar ou circunstância. O fio pode esticar ou emaranhar-se, mas nunca irá partir.

E dizem que quanto mais longe as pessoas estão, mais tristes essas estão e mais longo o fio está, e vice versa.

Yue Xia Lao Ren

Ok, há um fio vermelho que conecta todos que destinados a ficarem juntos, mas quem é que amarra esse fio vermelho em todo mundo?

Bom, esse é o trabalho do “Velho homem à luz da lua”, ou simplesmente, Yue Xia Lao Ren (também conhecido como Yue Lao). Ele é o deus do casamento e do amor na mitologia chinesa e uma de suas funções é exatamente “unir com um cordão de seda todos os casais predestinados, após o qual nada pode impedir sua união(Então se o Santo Antônio não estiver ajudando, já sabe para quem pedir uma forcinha).

Ele sempre aparece à luz da lua e em vários templos há estatuas dele para homenageá-lo.

Lenda

Certo dia Wei Gu estava passando pela cidade Songcheng e viu um velho homem lendo um livro sob a luz da lua, curioso, ele aproximou e tentou ler o que dizia o livro, mas não entendia nada, então perguntou ao velho o que estava lendo.

O homem riu e disse “Estou lendo o livro que registra o casamento entre homens e mulheres”. Esperançoso, Wei Gu perguntou ao velho se encontraria sua esposa rapidamente e Yue Lao disse que sua futura esposa possuía ainda apenas três anos de idade e só a esposaria quando esta completasse dezessete anos.

E eu poderia conhecê-la?” perguntou Wei Gu. “Se você me seguir, posso lhe mostra-la”. O velho o levou até o mercado, mostrou a ele uma senhora que era cega de um olho e que tinha uma garotinha em seu colo e lhe disse: “Aquela menina nos braços da mulher será sua futura esposa”.

Com raiva Wei Gu perguntou “E se eu a mata-la?” e o velho simplesmente respondeu “Você está destinado a se casar com ela, como poderia matá-la”. E dito isso ele desapareceu.

Com a fúria estampada em seu rosto. Wei Gu vai até um servo seu que estava ali próximo e lhe ordena esfaquear a garotinha. No dia seguinte o servo foi até o mercado se escondeu no meio da multidão e na oportunidade esfaqueou a menina.

Após quatorze anos, Wan Tai, governador de Xiangzhou, dá sua filha em casamento a Wei Gu, até então general de Xiangzhou. A sua noiva era uma bela jovem e era boa para ele em vários sentidos, só tinha um fato que achava muito estranho, ela estava sempre usando uma decoração de flores entre as sobrancelhas.

Curioso, perguntou a ela, por que sempre usa a decoração e ela disse “Sou filha adotiva e Wan Tai é meu tio. Meu pai, minha mãe e meu irmão morreram cedo, então fui criada pela minha babá que sempre me levava ao mercado. Mas um dia um homem me esfaqueou sem nenhum motivo e desde então tenho essa horrível cicatriz”.

E após ouvir a história Wei Gu passou a acreditar no velho.

Yubikiri Genman

A famosa promessa de dedo mindinho surgiu a partir da lenda do Akai Ito. No Yubikiri Genman quando as pessoas vão fazer uma promessa juntam seus dedos mindinhos e pronunciam a seguinte frase:

Yubikiri genman: uso tsuitara hari sen bon nomasu yubi kitta.

“指切りげん: まんうそ ついたら 針 千本 飲ます指切った。”

Que significa: “Se eu estiver a mentir, engolirei 1000 agulhas e cortarei o meu dedo”.

Antigamente, no período Edo as mulheres tinham o costume de cortar seus dedos mindinhos e oferecer como prova de amor, tendo uma relação com as duas lendas citadas.

…Pousando

Como já disse anteriormente há diversas produções que possuem em seu enredo essa lenda (nem que seja de leve).

Entre as mais conhecidas, há os animes xxxHolic, InuYasha, Naruto e diversos outros, há também doramas como Akai Ito que aborda exatamente essa lenda, onde seus personagens principais estão destinados a ficarem juntos, mas há diversos desencontros que acabam os afastando, mesmo estando próximos. Fica a dica conferir essas produções!

E por fim há music vídeos que também abordam a lenda como o da Megurine Luka abaixo:

Ufa… Estamos chegando ao fim, mas antes de nos despedirmos, deixem aí nos comentários quais produções que, além das que foram citadas, vocês já viram essa lenda e quais de vocês ainda estão a procura do fim de sua linha destino.

Espero que tenham gostado e até a próxima matéria MiA! O/