Yoo! Voltamos com mais um Made in Ásia!

Como foi a páscoa de vocês? Já estão cansados de chocolate ou querem muito mais? (rs) Bom, minha páscoa foi bem tranquila, fiquei o feriado todo por conta dos meus lindos trabalhos estudantis… (TT.TT)

Mas vamos falar de coisa boa! Após conhecermos um pouquinho sobre o Origami, a bela arte de transformar dobraduras em animais e objetos, vamos voltar um pouquinho ás Sakuras e conhecer o Hanami! Preparados? Então coloquem os cintos, porque iremos ao Japão!

Decolando…

Vocês devem estar pensando, de novo falando sobre a Sakura?

Sim, de novo, mas eu tenho uma ótima explicação para isso…

O grande motivo para estarmos relembrando é que a florada das Cerejeiras desse ano começou na semana passada! Três dias antes do esperado e para ser mais precisa no dia 31 de março.

Como eu já havia dito na matéria das Sakuras (aqui), as Cerejeiras florescem todo Equinócio de Primavera lá no Japão (Shunbun no Hi). E para comemorar e também apreciar a beleza dessas flores, os japoneses possuem o Hanami, o festival de contemplação das flores de cerejeira.

Mas como surgiu o Hanami?

Se você leu a matéria sobre as Sakuras, viu que lá eu citei que o Hanami surgiu após a chegada da Sakura ao Japão, no século VII, onde o imperador Saga promoveu no jardim de seu palácio o festival.

Mas, muita coisa aconteceu antes.

O Hanami surgiu para apreciar as flores do Ume, a ameixeira, no período Nara (710-794), quando o Japão ainda era influenciado pela China, e a tradição de apreciar as flores da Sakura começou no período Heian (794-1185) quando a árvore começou a ganhar destaque no país.

Com a popularidade das Sakuras, essas começaram a ganhar utilidades como para a comemoração da colheita e o início da plantação do arroz.

Porém, foi só com o imperador Saga que a apreciação das Sakuras realmente se tornou um festival. Nesse, as pessoas convidadas do imperador sentavam ao redor das árvores e comiam, bebiam sakê e escreviam poemas para enfeitar as árvores.

Como já deu para perceber, nessa época, somente a Corte Imperial podia participar do festival. Foi pela Sociedade Samurai que esse costume se popularizou para toda a população japonesa e chegando ao que é hoje.

O Hanami

Você que ainda não entendeu direito como funciona o Hanami, explico: nesse festival vários japoneses e também estrangeiros (essa é uma das melhores épocas de turismo no Japão) se reúnem ao redor das árvores e fazem piqueniques, bebem e ficam apreciando as pétalas e flores da Sakura.

Por muitas vezes as empresas mandam algum empregado para estender a lona azul e “marcar” o lugar dos demais funcionários que irão após o expediente. O Hanami também é uma ótima forma de reuni a família e os amigos.

Geralmente também há festivais de música e dança próximo às árvores.

Genji Monogatari

Bom, você já viu que desde o período Nara o Hanami é realizado, mas a primeira vez que o termo foi associado a contemplação das flores, ocorreu somente no livro “Genji Monogatari” (A lenda de Genji), mais precisamente no Capítulo 20 “Sob as cerejeiras florindo”.

Este livro é considerado o primeiro romance da literatura mundial e foi escrito por Murasaki Shibuku (não há dados de seu nome verdadeiro, mas a autora recebeu este após sua morte). Shibuku nasceu no ano 978 e ficou por muito tempo sendo a dama de companhia da Imperatriz Akiko de Kyoto.

A lenda de Genji é composta por 54 livros, no qual há volumes com comentários, genealogia e índice.

Imagem do livro, Capítulo 5, Wakamurasaki.

A história gira em torno de Hikaru Genji, o jovem, belo e educado filho do imperador. Ele, logo cedo, se apaixonou por uma das mulheres que seu pai tomaria como esposa e isso o perseguiu por um longo período de sua vida, pois esse amor era impossível e ele já estava prometido para a filha de um poderoso fidalgo e assim que tornar-se adulto casaria com ela.

Após o casamento Genji vai morar com sua esposa, mas, inconformado, ele começa a ir atrás de aventuras amorosas com outras mulheres, até que consegue ter um filho com Fujitsobu, lembra a mulher que ele era apaixonado e se tornou mulher do imperador? Então, essa mesma.

Acho que vou para por aqui, se não a história perde a graça. Se você ficou interessado, a história já virou alguns filmes e também é possível encontrar o livro online para leitura.

Veja o teaser trailer de um deles, o nome é Genji Monogatari e pode ser encontrado pesquisando “The Tale of Genji” também:

…Pousando

Nossa viagem já está terminando, mas antes, vocês precisam saber que as flores das cerejeiras duram entre três dias e dez dias e, por isso, são muito associadas à efemeridade da vida, sendo uma bela e breve viagem por esse mundo.

Espero que tenham gostado e comentem aí se vocês já pensaram em ir ao Japão para conhecer o Hanami, ou se consegui despertar esse desejo em vocês. Comentem também algo que vocês interessariam em ver aqui no Made in Ásia, quem sabe não aparece por aqui junto com o seu nome?

Vou aproveitar essa despedida e agradecer a todos que leram, comentaram e curtiram a matéria sobre as Sakuras, vocês são fodas! Kkkk

Bom, então é isso, vejo vocês na próxima matéria do MiA, até lá! O/

Dica de filme: Hanami, Cerejeira em Flor.