Voltamos com mais um Made in Ásia! O/

Na última matéria do MiA falei um pouco sobre o aniversário do dia em que o Japão se rendeu à Segunda Guerra Mundial e também um pouquinho sobre a guerra e antes de começar a matéria de fato, gostaria de agradecer a todos que comentaram e curtiram as últimas matérias da coluna. Valeu minna! ^^

E nessa semana estou voltando com a série sobre as lendas por trás das histórias dos animes e o escolhido de hoje foi Yamada-Kun to Nananin no Majo. Não, esse não é o anime enorme que citei na matéria do Mameshiba, na verdade é o contrario e por isso está aqui. :p

Bom agora chega de enrolação e coloquem os cintos e não se esqueçam das vassouras, pois hoje iremos para o mundo de Yamada-Kun to 7-nin no Majo!

Decolando…

Por que estou falando sobre esse anime hoje? Bom, não é bem o que coloquei acima, sobre ser um anime breve, na verdade estou ansiosa pela continuação. :3

A verdade é que como promessa é divida estou aqui trazendo uma indicação de um dos leitores da rádio. E o felizardo de hoje foi o Júlio César que indicou Yamada-kun to 7-nin no Majo. Obrigada Júlio eu amei o anime, a história é muito interessante, fiquei triste por possuir, por enquanto (eu espero), somente 12 episódios, mas é muito bom.

Para quem ainda não conhece, o mangá de Yamada-kun foi criado e ilustrado por Miki Yoshikawa e publicado inicialmente pela Weekly Shonen Magazine no Japão e mais tarde foi publicado por outras diversas revistas de outros países.

A franquia é composta também por um dorama e uma série animada junto com dois OVAs. O mangá começou a ser publicado em 2012 e atualmente está na seu 18º volume e continua sendo publicado. Já o dorama foi televisionado pela FujiTV de 10 de agosto de 2013 até 28 de setembro de 2013 e possui 8 episódios. E o anime começou a ser televisionado esse ano pela Tokyo MX e possui 12 episódios.

Os OVAs foram lançados em 17 de dezembro de 2014 e em 15 de maio de 2015. O primeiro foi intitulado “もうひとつの朱雀祭 温泉合宿だよ!? 全員集合ッ!(que numa tradução livre seria “Segundo Festival Suzaku: Um Resort de Primavera Quente!? Reúna todos!”) e o segundo foi intitulado “もうひとつの朱雀祭 歌え!踊れ!超常現象研究部!(tradução livre “Outro Festival Suzaku: Cante! Dance! Clube de Estudos Sobrenaturais!”).

Sinopse

Yamada-kun é aluno mais temido da escola. Ele chegou nessa escola pensando que ia ser tudo diferente, mas após um ano ficou com tédio dessa e começou a “aprontar”. Na verdade ele é vítima de uma das bruxas, mas vocês só saberão se assistir ao anime.

Num dia qualquer Yamada se encontra com Shiraishi, a melhor aluna da escola, numa escada e acaba caindo em cima dela. Os dois vão à enfermaria e após acordarem descobrem que trocaram de corpo.  Para voltarem ao normal ficam tentando cair novamente da escada até descobrirem tudo ocorreu pelo fato deles terem se beijado.

Até aí tudo bem, os dois ficam trocando de corpo para fazerem diversas atividades, até que Miyamura descobre o poder e chama os dois para fazerem parte do Clube de Estudos Sobrenaturais para poderem trocar de corpo num lugar mais seguro. Mais tarde eles descobrem que Shiraishi é uma bruxa e que na escola há mais seis que eles vão encontrando durante os capítulos.

Vou parar por aqui senão acabo contando tudo… Mas vou contar que tanto o anime quanto o dorama (pelo menos os dois primeiros capítulos) são bem divertidos e as histórias de cada bruxa são bem interessantes sem falar que os poderes delas são bem legais.

A era das bruxas

O anime é todo voltado para a história das bruxas e olhando bem pelo lado das lendas pode-se dizer que é a única que está presente no anime. Então vamos falar das bruxas!

Vocês já devem saber que do século XIV até o século XVIII diversas pessoas morreram queimadas em fogueiras acusadas de serem bruxas, certo? Mas já pararam para pensar quando surgiram as bruxas?

De acordo com alguns historiadores a história das bruxas começou antes até mesmo do Cristianismo. Desde a era neolítica havia rituais para presentear deuses e para conseguir proteção e respostas. E com as crenças Celtas essas crenças aumentaram.

Bruxa (Witch) de acordo com o dicionário informal é: mulher sábia detentora de conhecimento sobre a natureza e, possivelmente, magia. A palavra bruxa deriva da palavra Wicca que tem origem na raiz indo-européia onde “wikk” significa “magia”, “feitiçaria”. Wicca também originou outras palavras que são ligadas à bruxaria são exemplos, Wizardfeiticeiro” e Witchcraft “feitiçaria”.

Mesmo existindo desde a era neolítica as bruxas sofreram grande perseguição durante a Idade Média, devido o medo da igreja Católica em torno dessas pessoas. Para a igreja, bruxas (os) eram pessoas que não seguiam as regras ditadas e que ainda possuíam conhecimento em torno de plantas medicinais ou algum conhecimento de alquimia.

Muitas pessoas, principalmente mulheres, morreram durante a Idade Média por serem consideradas bruxas. Mas uma das maiores e mais estranhas perseguições ocorreu em Salem, nos Estados Unidos em 1692. Na cidade muitas garotas começaram a ter espasmos, gritos, pesadelos e estados de transe e as pessoas começaram a desconfiar de uma criada de origem indígena. Essa mais tarde confessou praticar bruxaria e foi aí que começou a perseguição.

No final dessa, aproximadamente 150 pessoas foram acusadas de bruxaria e cerca de 30 foram condenadas e mortas. Apesar de somente 30 pessoas das 150 serem mortas, todas as pessoas que eram consideradas bruxas sofriam torturas para que confessassem suas práticas.

As bruxas também são ligadas às religiões pagãs e muitas pessoas acham que elas conseguem os seus poderes através de cultos e adorações.

Mas existem/existiram bruxas no Japão?

Provavelmente sim, por que não? No Japão vemos diversas produções sobre magias milenares e bruxas. E há até uma vila que é considerada a maior vila bruxa do país. Essa é conhecida como Suzuko (sei lá me lembrou muito o nome do festival dos OVAs de Yamada-kun), dizem que ela fica numa reserva florestal ao norte da Ilha Hokaido.

Segundo algumas pessoas que seguem as ideologias da deusa Amaterasu (a deusa do sol e do universo) esse vilarejo abriga diversas famílias bruxas japonesas. Mas como não podemos acreditar em tudo que lemos na internet, não levem tão a sério essa história. Tentei fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre esse vilarejo e não encontrei nada além desse site: Mahou Amaterasu que fala sobre “O mundo bruxo japonês” de onde tirei as informações acima.

Podemos pensar em duas coisas, ou esses bruxos são muito bons em se esconder ou é tudo mentira. O fato de citarem, numa parte do site, Hogwarts me fez duvidar profundamente da credibilidade desse. Então fica a critério de vocês se acreditam ou não.

As sete bruxas

Durante o anime Yamada e seus amigos descobre que a escola onde estudam há ocorrências de bruxas. Essas sempre conseguem seus poderes através de algum desejo profundo. E pela escola existem exatamente sete com poderes bem distintos, com o de Shiraishi, que é trocar de corpos.

O mais legal é que o autor levou a sério a numerologia. Por que? Sete cores no arco-íris, sete dias na semana, sete pecados capitais, sete notas musicais, foram sete pragas no Egito, posso parar por aqui?

O sete de acordo com a numerologia é numero mágico e é místico por sua natureza. Ele é uma combinação do três (espírito) com o quatro (terra), sendo o “espírito da terra”, ou seja, a alma da natureza. Então porque não sete bruxas?

Não vou citar quem são as sete bruxas e nem seus poderes para não soltar spoilers sobre o anime. Mas vou deixar a dica: pense em seis poderes diferentes que você conhece. Pensou? Então desses seis, provavelmente você tenha acertado somente três. Isso… São poderes bem incomuns, um exemplo é o poder de trocar de corpo com quem você beija.

…Pousando

Ah, já estava me esquecendo, o que eu citei na descrição sobre esses ser o anime que possui mais beijos na história, talvez ele só perca pelo fato de ter só 12 episódios, mas a cada episódio vemos no mínimo uns dez beijos (não, não estou exagerando). E é beijo de todos os tipos, yuri, yaoi, forçado, apaixonado e por aí vai.

E agora a nossa viagem começa a chegar ao seu fim. Mas antes de partirem para outras matérias ou até atividades, deixem aí nos comentários, vocês acreditam em bruxas e se vocês pudessem ser uma (um bruxo), o que fariam com o seu poder? Ah, não se esqueçam de deixar uma dica para essa série, quem sabe não aparece aqui também?

Para despedir vou deixar com vocês a opening do anime, Kuchizuke Diamond do WEAVER, que é linda.

Até a próxima matéria. O/