Yoo viajantes, como está a sexta-feira de vocês? A minha está super, mega, ultra agitada! Por quê? Bem, acho que você já deve ter uma ideia… Hoje foi a estreia de nada mais, nada menos que Digimon Adventure Tri! E eu estou esperando estes OVAs desde o inicio do ano, então estou muito feliz (finalmente! O/).

Como hoje é uma data especial, por que não comemorá-la com estilo, não é mesmo? Então na viagem de hoje vamos fazer tour por Tóquio e conhecer alguns lugares da vida real que aparecem em Digimon Adventure! Preparados? Então coloquem os cintos, pois hoje iremos ao Japão Digital! :3

 

Decolando…

Nossos lendários monstrinhos digitais estão voltando (obrigada Toei por não deixar minha criança interior morrer), então nada mais digno do que uma matéria especial sobre este anime épico aqui no Made in Ásia!

Digimon para quem ainda não conhece é uma franquia de animes, mangás e jogos que conta a história de um mundo digital (o Digimundo) onde vivem diversos seres digitais. De tempos em tempos, alguns desses seres denominados “Digimons” entram em contato com humanos para estes ajuda-los a derrotar algum ser do mal (como é difícil não dar spoiler, mas basicamente é isso aí).

Em Digimon Adventure, o primeiro anime da franquia, sete crianças (inicialmente) se tornam os digiescolhidos para protegerem o Digimundo de digimons do mal, como o Devimon. Em um acampamento de verão as crianças ganham aparelhos estranhos que as transporta para a Ilha Arquivo no Digimundo. Lá, elas conhecem digimons que se tornam seus companheiros e os ajuda a derrotar as trevas e voltarem ao seu mundo.

 

Lugares

Como você percebeu no anime há dois mundos, ou duas dimensões, a primeira seria o nosso mundo onde humanos vivem normalmente e a segunda um mundo digital onde vivem os digimons. Agora algo interessante, é que os lugares do mundo humano realmente existem! Isso aí, se você visitar Tóquio provavelmente irá se deparar com alguns cenários do anime. Vamos conhecer alguns lugares?

 

Odaiba

Odaiba é o principal cenário de Adventure no mundo humano, nesta cidade a maioria dos personagens principais moram com suas famílias. A ilha representa tanto a franquia que a data de comemoração do aniversário recebeu o seu nome sendo o “Odaiba Memorial Day”.

Nesta estão lugares como o Complexo de Apartamentos Searea onde Taichi e Hikari moram. O Complexo fica de frente ao Odaiba Station, próximo à sede da TV Fuji e ainda tem a visão da roda gigante da Pallete Town, na vida real o Edifício Suntory deu a volta no complexo e atualmente não é possível ver a roda gigante.

Na vida real, Odaiba é também conhecida com “Rainbow Town” e ela é uma ilha artificial criada em cima de 110 milhões de metros cúbicos de terra e entulhos de incineração. Ela fica a 6 quilômetros de Tóquio e pertence ao bairro Minato.

 

Hikarigaoka

Este é outro local que aparece muito em Digimon Adventure. Na vida real, Hikarigaoka (“a luz na colina” em português) é uma pequena área próxima ao Nerima Ward a noroeste de Tóquio. Ele já recebeu o nome de Grant Heights e já foi um complexo habitacional de famílias norte-americanas e aqui teve a primeira escola japonesa de inglês a “Narimasu Tokyo American High School”.

Próximos ao complexo estão o Hikarigaoka Park e o metrô Toei Juunigou-sen, Linha 12. Taichi e cia passam muito por aqui e em muitas cenas podemos ver representações dos locais quase precisas.

 

Ikebukuro

Ikebukuro é um distrito comercial e de entretenimento que fica em Toshima, Tóquio. O distrito aparece mais em Digimon Adenture 2 onde algumas lutas ocorrem. Ele é cheio de escritórios, lojas, restaurantes e enormes armazéns.

O centro de Ikebukuro é composto por uma estação de trem, a terceira mais movimentada do Japão, e lojas de departamentos como Seibu, Tōbu e mais ao leste fica o Sunshine 60 que era o edifício mais alto do país.

 

Quioto

Esta é uma cidade situada no centro-sul do país, ela já foi a capital do Japão e posteriormente foi substituída por Tóquio. Quioto é outro lugar que aparece em Digimon Adventure 2. No anime há um episódio em tudo se passa somente na cidade (Digimon Adventure 2 – ep. 33, “Hoje a Miyako está em Quioto”).

Made in Ásia sem lenda não é Made in Ásia, então vou lhes apresentar a lenda de Quioto. A lenda na verdade é chinesa, mas chegando ao Japão o imperador a aplicou na cidade.

De acordo com a lenda Quioto é protegida por quatro animais mitológicos: O dragão azul (Seiryuu), o tigre banco (Byakko), a tartaruga preta (Genbu) e a fênix vermelha (Suzaku, no inicio este era um pardal).

Em Digimon esta lenda serviu de base para a criação dos Quatro Guardiões Sagrados que eram responsáveis pelo equilíbrio do Digimundo. O dragão azul foi representado pelo Qinglongmon, o tigre branco pelo Baihumon, a tartaruga preta pelo Xuanwumon e a fênix pelo Zhuqiaomon.

 

…Pousando

Toda a franquia de Digimon utiliza vários locais verdadeiros como referência para cenários, então o que lhes foi apresentado é 10% de tudo que o que abordado nos animes e games.

Se quiserem conhecer mais e visitar outros lugares como onde os personagens moram cliquem aqui e vocês verão um pequeno mapa com vários locais de Odaiba que estão presentes na franquia. O site está em inglês, mas dá para traduzir as páginas.

Bom, nossa viagem fica por aqui, espero que tenham gostado!

Até a próxima matéria! O/