Sukitte ii na yo foi um dos meus primeiros animes shoujo. Com personagens bastantes sentimentais e com excelente dramas pessoais, essa história me conquistou e também conquistará à você.

Sinopse

Amigos são idiotas e confiar em alguém é apenas se decepcionar. Essa é a lição Mei Tachibana aprendeu depois que seu coração foi arrancado e apenas uma concha vazia foi deixada no lugar. Mas ao contrário de tantos, ela encontrou uma solução fácil: ela nunca vai fazer outro amigo. Isso até o bonito, charmoso e irritantemente popular do Yamato Kurosawa aparecer.

Que por alguma razão bizarra, parece gostar de Mei. Ele mesmo deu-lhe seu número de telefone! Como se ela fosse chamá-lo. Só que ela fez. Mas só porque ela precisava de ajuda. Ainda assim, ele veio. Ele realmente veio. E agora as coisas estão ficando muito complicadas. Mei não é nenhuma princesa em uma torre. Ela não está à espera de um cavaleiro de armadura brilhante para resgatá-la. Então, por que ele tinha que beijá-la e confundir tudo? E por que as três pequenas palavras "Eu te amo" são tão difíceis de dizer?

Personagens 

Mei Tachibana 

Mei se tornou uma pessoa antissocial, após um trauma de infância quando seus amigos se voltaram contra ela, então Mei decidiu nunca fazer amizade com alguém novamente. No inicio da história conhecemos uma garota calada e receosa. Descrita pelo pessoal do colégio como: "assustadoramente sombrio" e "não fala". Mas no desenrolar Mei se mostra uma garota meiga, atenciosa, honesta e engraçada (apesar de não ser lá o melhor adjetivo para defini-la rs). O romance de Mei com Yamato é começa rápido, diferente de certos shoujos (coff, coff) e no decorrer da história Mei percebe que o ama Yamato, entretanto ela tem dificuldades para expressar seus sentimentos, pois ela é nova em interagir com as pessoas. 

O desenvolvimento de Mei me chamou bastante a atenção, pois no inicio temos alguém que se esforça em não falar com ninguém e em ser completamente isolada. Porém após um tempo vemos que ela cria uma dependência grande de seus amigos e do próprio Yamato. Acho que sua evolução foi muito bem explorada, Mei é uma heroína cheia de insegurança, como muitas garotas, mas que se vê desafiada a ser forte em diversos momentos pelas pessoas que ela ama.

Yamato Kurosawa 

Yamato é um dos garotos mais populares da escola, alvo de "crushes" de quase todas as garotas da escola. Ele se interessa por Mei após levar um chute (só eu que senti um cheirinho de masoquismo no ar?), depois de um mal entendido. Ele é extrovertido, gentil e disposto a fazer tudo para que Mei se sinta melhor. Yamato tenta proteger Mei durante inúmeras partes da história, entretanto eu acho que durante algumas de suas ações (e claro, sem perceber) ele acaba machucando Mei, ao passar por cima de seus sentimentos.

No decorrer da história o passado de Yamato é mais aprofundado. Acho que pontos importantes da sua personalidade são explorados. Talvez o principal, pelo menos no anime, seria a necessidade de ajudar pessoas

Kai Takemura

Kai é um amigo de infância de Yamato, que ficou fora da cidade durante alguns anos. Entretanto, que volta para realizar uma (pseudo) vingança contra os meninos que praticavam bullying com ele no fundamental. 

Podemos defini-lo com: Kai é a minha crush. Ele é aquele patinho feio que precisa seriamente ser amado (pela protagonista), mas que infelizmente sabemos que não terá uma chance com ela (ou será que tem?). 

Megumi Kitagawa

Megumi Kitagawa é uma estudante transferida da classe de Yamato, além disso é uma modelo. Ela age doce, mas na realidade está tentando cortar Mei do resto de seus amigos e roubar Yamato

Particularmente, eu não gosto da Megumi, não é só porque ela faz o papel de vadia da história, mas pela forma que ela age, mesmo depois de ter passado por aquela "reforma intima que todo personagem que leva um toco tem". Acho que dos principais, ela foi a que mais deixou a desejar

Aiko Mutou

Aiko é aquela personagem fácil de apaixonar, tem uma personalidade forte e uma má-boca, foi a primeira a ser por contra a relação de Mei e Yamato. Gostava de Yamato por muito tempo depois que ele lhe disse que seu eu natural era a mais bonito, mas ele não tem correspondido seus sentimentos. Ela acredita firmemente que o amor requer auto-sacrifício e esforço, o que a levou a ir a extremos para seus namorados. Após um tempo acaba se tornando amiga de Mei.

OST

O responsável pela trilha sonora é Yuji Nomi, que também trabalhou com a trilha dos filmes Mimi O Sumaseba, Neko No Ongaeshi e de animes como Nichijou, Bokurano

Confira agora o top #6 da original song track do anime de Sukitte ii na yo

#6 – Yasashisa no Tsukaiwake

#5 – Kiss wo shita 

#4 – Chantoshi Nakereba Ikenai Kadai

#3 – Friendship

#2 – Sarari

#1 – Slow Dance

BONUS TRACK – Happily 

A nossa bonus track é do live-action, interpretado pela banda ocidental (nem um pouco famosa) One Direction.

Ficha técnica 

Mangá – A obra original é um mangá japonês de por Kanae Hazuki, publicado pela revista shoujo Kodancha. O mangá que começou a ser lançado em 2008, ainda está em publicação e possui 13 volumes

Particularmente eu amo mangás shoujo, e Sukitte ii na yo, não escapa dessa demográfia, com um desenho muito bem feito, o mangá foi dos três – live-action, anime e mangá – o que mais de me chamou a atenção. Com traços bonitos e expressivos, o mangá apresenta um ritmo leve e envolvente, um dos melhores mangás que eu já li. Escolhi fazer essa matéria, mais por causa do mangá do que do anime. Sem dúvida alguma, eu gostaria de ter esse mangá publicado aqui no Brasil. 

Anime – A adaptação possuí 13 episódios, produzidos pela Zexcs que foram ao ar entre 06 de outubro e 30 de dezembro de 2012. 

Live-action – O live-actio foi um grande "resumão" do anime, com um grande foco na relação de Mei e Yamato, infelizmente, provavelmente por uma questão de tempo, os coadjuvantes quase não apareceram, com a exceção talvez da Aiko e do Kai. 

O filme foi bem mamão com açúcar e acho que a maioria das pessoas que reclamaram do anime ter uma pegada "fofura de mais" não viram o essa adaptação (rs)

Comentários Finais 

Estamos encerrando mais um My Soul, Your Beats! com a temática #mêsdoshoujo. Como eu disse anteriormente, Sukitte ii na yo é um dos meus mangás favoritos, o segundo na lista de "Mangás shoujos que podem vir pro Brasil, que eu vou ler", só perdendo para Hirunaka no Ryuusei que talvez seja meu "mangá menininha" predileto. 

Sukitte pode ser considerado um mangá BEMMMM clichê, em certas partes. Entretanto, acho que isso pode ser superado graças ao desenvolvimento dos personagens (principalmente os secundários). A história diversas vezes me fez prender a respiração ou/e suspirar com os nossos heróis. E vamos lá, um romance clichê vai bem de vez em quando rs.
 
Outra característica que eu adorei tanto no mangá, quanto anime, quanto no live-action (ainda bem que não tem mais adaptações rs) foi a rapidez da relação de Mai e Yamato. Acho que isso foi algo realmente bacana, por que geralmente estamos acostumados com shoujos tipo “Kimi ni Todoke” que temos no máximo um esbarrão durante os mil quinhentos e vinte e quatro episódios do anime.