Olá meus queridos leitores. A vida anda meio difícil, sei que para todos nós. Eu gostaria que fizéssemos uma retrospectiva mental.

Vamos voltar a nossa infância (ai que saudades) quando tivemos o primeiro contato com uma música japonesa, seja ela uma abertura mesmo que em português… Ok, nem vou tentar, pois isso já faz muito tempo e meus poderes telepáticos não andam funcionando ultimamente, talvez pela falta de algumas substâncias. (Digam NÃO as drogas!)

Mas acredito que vocês devem ter tido o primeiro contato com esse meio musical justamente pelos animes assistidos quando mais novos. Então, todos agora mais velhos (alguns com muitos pelos, outros com uma barriguinha saliente) fazem parte desse meio otaku e, ai que delicia, são ouvintes da J-Hero.

Pois bem, decidi preparar uma série de matérias listando alguns dos principais, e talvez os primeiros que vocês devem ter ouvido ao se aprofundar nesse mágico mundo musical nipônico, artistas que tem não só uma considerável quantidade de fãs aqui em terras tupiniquins, mas também um repertório bem legal que fez parte da minha e, acredito eu, da vida de vocês.

E caso você ai (É! Você mesmo comendo esse Trakinas!) seja ainda novato nisso tudo de animes, mangás e música oriental, esse pode ser um bom ponto de partida.

Tommy Heavenly6

Esse é um dos pseudônimos da vocalista da banda The Brilliant Green, a espetacular Tomoko Kawase. Já veterana no mercado japonês, Tomoko ficou extramente conhecida aqui no Brasil pelos fãs da versão anime de Soul Eater, visto que a mesma era quem, com uma de suas facetas, cantava o seu tema de abertura. Vejam abaixo o vídeo da canção Paper Moon.



Uma das peculiaridades dessa famosa cantora são as diferentes abordagens musicais que ela sustenta, seja como vocalista sua banda, o trio The Brilliant Green, ou então com seus pseudônimos usados para sua carreira solo, Tommy February6 e Tommy Heavenly6.

 A banda teve inicio no final dos anos 90, quando Tomoko foi convidada pelos músicos Shunsaku Okuda e Ryo Matsui a fazer um tipo original de som, usando como inspiração desde a Glam Music até as raízes que ela possuía ao ouvir os Beatles quando mais nova, e também o Folk e o Punk. Isso tudo resultou em insanas canções como Stand By Me, Bye! My Boy!, I’m in Heaven e Lucky Star!

Stand By Me



I'm In Heaven & BYE! MY BOY


The Lucky Star


O grupo alcançou um sucesso estrondoso, graças à soma de ousadas letras bem trabalhadas mesclando japonês e inglês, sonoridade original e a personalidade estranha da vocalista. O caricato jeito infantil e alucinado de Kawase, incluindo sua afinação e alcance com um timbre diferente faziam dela a favorita do grupo.

Mais tarde, após o terceiro álbum lançado pela banda, os mesmos decidiram passar por um período de descanso focando as composições do próximo trabalho. Esse foi o tempo necessário para o nascimento de um dos alteregos dessa japinha maluca, a Tommy February6.

Esse é o seu lado J-Pop. Foi definida como uma alcolatra vintage, obsecada pela sonoridade dos anos 80 que canta sobre o amor, suas desilusões e desenganos. De fato, essa é uma influência extremamente perceptível nos arranjos eletrônicos e no visual em seus videoclipes.

Confira abaixo uma de minhas musicas favoritas, a balada Is This Feeling Love? E também os vídeos da deliciosa Hot Chocolat e de Lonely in Goegeous, onde ela dança hilariamente e eu não me contenho e começo a gargalhar.

Is This Feeling Love?


Hot Chocolat


Lonely In Gorgeous


Então em um momento esquisito em sua mente, a personagem Tommy February6 sonhou que poderia ser o que quisesse, sem limites, sem depender da aprovação dos outros. Que não deveria mais se conter em beber escondida e ser uma boa menina aos olhos do Japão.

Ali nascia a mais louca das faces de Tomoko, o alterego Tommy Heavenly6. Ela não usaria óculos, assim como sua antecessora, e nem faria J-Pop. Ela era uma puta cantora do Rock’N’Roll. Não tinha mais que conter sua inspiração e isso se mostrou nos lançamentos vindos a partir daquele momento. Pray, Unlimited Sky e Wait till I Can Dream demonstram bem a proposta roqueira que ela assume.

Pray


Unlimited Sky


Wait till I Can Dream


Mas não pensem que a Tommy February6 foi abandonada. A cantora mantém os dois trabalhos opostos ao mesmo tempo. Inclusive, um EP chamado Halloween Addiction foi lançado no ano passado. Ele é um trabalho em parceria dos dois alteregos, contendo também singles de dia das bruxas já lançados antes pela intérprete. Assistam abaixo o icônico vídeo com as duas Tommys…

I’m Your Devil

Bom, é isso ai por hoje. Em breve postarei mais artistas dessa lista. Deixem seus comentários aqui em baixo. Falem sobre o que gostaram, não gostaram, se tem alguma sugestão…Até!