Olá, pessoas que também não devem mais estar aguentando requentar a ceia para comer no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte… Empanturrados? Espero que sim.

Chegamos ao final das listas de fim de ano aqui no Na Lupa. Nos últimos dias, lhes mostrei a minha opinião sobre os melhores singles femininos do K-Pop – que pode se lida aqui – e também a respeito dos piores – que também pode ser lida aqui. Para essa última, resolvi listar 10 dos melhores singles japoneses lançados esse ano.

Estranhamente, ao contrário do K-Pop, cuja cena deu uma grande fortalecida aqui no Brasil, a J-Music não se destacou tanto em 2014. Entretanto, como popularidade – ou a falta dela – não interfere de maneira alguma na qualidade sonora, boas coisas foram surgindo ao longo desses últimos doze meses e que valem ser citadas.

Pois bem, preparem seus lanchinhos, seus bons drinques e vamos lá…

Sora Amamiya – Skyreach

Essa canção foi gravada para servir de abertura para o anime Akame ga Kill, um dos mais falados nesse ano, fazendo jus ao seu bom desempenho. Toda ela é repleta da aura roqueira necessária pro seu clima, com um bom uso de teclados, um ótimo e marcante solo de guitarra, ótimos versos cantados docemente – porém, de maneira energética – que culminam no refrão fortíssimo…

ViViD – Hikari

Essa aqui, usada como primeira abertura do ótimo, repito, ótimo anime Magi: The Kingdom of Magic, segunda temporada da franquia, traz uma J-Music arroz com feijão do jeito que todos adoramos escutar. Há teclados, guitarras e bateria contribuindo para o ar oriental presente em oppenings de animes como Naruto, Fairy Tail e tantos outros…

ONE OK ROCK – Mighty Long Fall

É ótimo vermos bandas que não se prendem em mesmices e buscam ousar em suas produções. Isso é ainda mais legal quando vem de uma banda tão hypada e idolatrada pelos fãs como a ONE OK ROCK.

Nessa música, usada para o live-action de Rurori Kenshin, podemos notar influências das sonoridades utilizadas por grupos Visual Kei que caíram muito bem à produção como um todo…

BoA – Masayume Chasing

E também há espaço para a cantora coreana de maior sucesso na Terra do Sol nascente nessa lista. Essa é uma música bem simpática, uma das mais legais e grudentas de sua carreira, usada também como abertura do anime Fairy Tail. Impressionantemente, tal graciosidade até fez algum barulho em mídias não otaku dentro e fora da internet. Extremamente merecido…

Man With a Mission – Evils Fall

Mesmo optando por uma sonoridade internacionalmente mais aceita, cantando em inglês, essa faixa desses caras é uma das mais impecáveis desse ano. J-Rock da maior qualidade…

Ikimono Gakari – Netsujou no Spectrum

O maior acerto em anos da banda Ikimono Gakari. A canção traz todo o trabalho sonoro de soma do Pop/Rock com o estilo clássico japonês, trazido não só pelos artifícios instrumentais específicos como também pela métrica utilizada pela vocalista nessa oppening do anime Nanatsu No Taizai.

Lembram de Hanabi (Bleach) e Blue Bird (Naruto)? Pois é, é bem essa a pegada..

Kyary Pamyu Pamyu – Family Party

Mais uma empolgante faixa da lindinha da Kyary. Tem como não amar a minha futura esposa? Como sempre, um ótimo trabalho eletrônico, soando enlouquecida e extremamente divertida.

Além disso, há uma sonorização muito gamer que é ainda reforçada por esse videoclipe maravilhoso. Já está na hora de levarem a musicalidade por trás de todas essas cores a sério…

Anna Tsuchiya – Lucifer

Outra que também saio de sua zona de conforto e explorou novas sonoridades esse ano foi a grande Anna Tsuchiya. Sobre batidas de Eletronic Body Music, ela canta dramaticamente na melancólica Lucifer sobre um amor que a despedaçou, a mudou para pior, como um anjo caído.

Não tem como esperar uma interpretação vocal ruim dessa mulher. A cada verso entoado há uma verdade acalorada que quase ninguém no Japão consegue fazer igual…

Perfume – Cling Cling

As belas meninas do Perfume apostaram no resgate do tradicional folclórico japonês, juntando-o com os seus já habituais sintetizadores eletrônicos, fazendo essa animadíssima música que já de cara me dá vontade de aprender a coreografia – mesmo que eu ficasse um daqueles tios bêbados de animes…

TK – Unravel

Sem sombra de dúvidas, a maior canção japonesa desse ano. Assistindo ou não a temporada passada de Tokyo Ghoul, com toda a estória contada, o sofrimento passado e aquela cena final, é quase impossível não se arrepiar logo nos primeiros versos sussurrados pelo vocalista…

E é isso ai, galera…

2014 foi um ano muito bom pra mim. Se para vocês também foi muito positivo, agradeçam e sigam em frente aproveitando todos os bons frutos que a vida lhes deu, mas senão foi tão legal, desejo que 2015 seja suficientemente do caralho para compensar.

Feliz ano novo!