Olá, pessoas que vivem numa realidade inventada por um velhinho que pegou no sono e, caso acorde, tudo será destruído. Como estão? Hoje eu estou me sentindo divertido…

Inspirado pela notícia de que a cantora britânica Charli XCX gravou, para o lançamento de seu álbum no Japão, versões na língua da terra do Goku, resolvi listar aqui algumas outras vezes que artistas de fora do arquipélago que tanto amamos aqui na JH resolveram se influenciar pelo estilo de lá em suas músicas e videoclipes – seja para atingir especificamente o pessoal do olho puxado ou apenas por pura admiração.

Antes de tudo, sei que há todo um debate a respeito de apropriação cultural que permeia esse assunto. Muitos dizem que esses artistas acabaram por usar alguns ícones da cultura japa de forma caricata e estereotipada, mas sem tomar partido em assuntos como o preconceito e a xenofobia sofrida por eles ao redor do planeta. Tenho opiniões a respeito disso tudo, mas, resumindo, acredito que, nesses casos em especial, eles apenas quiseram homenagear a cultura japonesa e Otaku. Não de forma agressiva ou maldosa, sim de uma maneira divertida.

Bom, chega de papo. Vamos lá…

Gwen Stefani – What You Waiting for? e Spark The Fire

Começando por uma das minhas cantoras favoritas, a lindíssima e que nunca envelhece Gwen Stefani. Uma grande amante da estética colorida japonesa, em seu primeiro álbum solo, o ótimo Love Angel Music Baby, ela fez questão de inserir em todo ele algumas referências da sonoridade J-Pop, incluindo ainda inúmeros trechos cantados em japonês e acompanhada sempre de sua “gangueHarajuku Girls.

A maior representação disso está no videoclipe de What You Waiting For?, onde Gwen vai buscar ajuda para compor a tal música numa clínica de inspiração japonesa. Então, é transportada para um universo que parece ser uma versão mangá do conto Alice no País das Maravilhas…

Dez anos depois, a vocalista do No Doubt retorna mostrando que ainda adora se misturar loucamente nesse visual com o clipe de Spark The Fire, cheio de referências animes nas imagens utilizadas e com vários efeitos sonoros do jogo Super Mario World…

Pharrell Williams – It Girl

Outro que recentemente mostrou um videoclipe bem legal com características lá da Terra do Sol nascente foi o Pharrell.

Em It Girl há uma mistura divertidíssima de anime com os jogos eletrônicos de relacionamento que são tão comuns por lá. Eu achei fantástico…

Snoop Lion & Major Lazer – Get Away

E já que falamos de jogo, o que será que acontece quando o Snoop Lion se junta com o grupo Major Lazer e criam um clipe usando uma hack do jogo Pokémon Crystal? Confiram esse viagem bem abaixo…

Avril Lavigne – Hello Kitty

E a cantora infantil canadense Avril Lavigne, que tem quase 40 anos de idade e ainda parece ter 14, também já deu sua contribuição nessa temática. Também para a divulgação de seu álbum lá no Japão, a intérprete de I’m With You gravou um MV extremamente colorido e completamente desnecessário para a também chata canção Hello Kitty.

Não sei se o que me assusta mais são as japas que não mudam a expressão facial, ela tomando saquê simulando frames de páginas se movendo ou ela tocando aquela guitarra estranha na loja. Jesus Cristo…

2NE1 – Crush

As meninas do 2NE1 bolaram uma sacada bem bacana para o seu debut nas ilhas vizinhas a Coréia do Sul. Realmente mergulhando no que há de mais bacana para se montar, o MV de Crush é repleto de referências Yuri, colegiais e até Shonen. Consegue ser sombrio e não caí numa zona tão apelativa ou óbvia. Ponto pra elas nisso. Uma pena a canção ser tão chata…

Nicki Minaj & Will.i.am – Check it Out

Nesse vídeo aqui, o líder do BEP encarna uma versão nigga do Astro Boy e a intérprete de Anaconda é uma androide colorida. A dupla de rappers se apresenta num programa futurista lá do Japão, resultando numa produção bem divertida de assistir…

Daft Punk – Discovery

Entretanto, a maior utilização da cultura otaku na música de fora do Japão, com certeza absoluta, foi feita pelo duo francês Daft Punk no álbum visual Discovery. Os caras, em parceria com os estúdios Toei, criaram um anime chamado Interstella 5555 que ilustra cada uma das faixas como se fosse um longa-metragem. Sugiro que deem uma olhada no compilado abaixo…

É o Tchan – Ariga Tchan

Para encerrarmos, que tal uma das maiores pérolas musicais aqui do Brasil? Sim, o É o Tchan chegou ao Japão com um videoclipe sensacional, dizendo que samurai quer ver bumbum mexer, que samurai quer sushi pra comer, que samurai quer amarrar o tchan, que samurai quer tchan tchan tchan tchan. Um clássico…

Um abraço e uma boa semana!