Olá, família. Como estão aguentando esse calor devastador de fim de ano? Eu estou é sofrendo bastante. Mas enfim…

Já estamos quase em outubro, eu sei, mas eu não poderia deixar o Japão no mês de agosto passar em branco nessa coluna, não é? Então, depois desse meu recorde em atraso, confiram o que rolou de mais interessante nos lançamentos musicais lá da Terra do Sol Nascente.

Ou melhor, o que eles disponibilizaram para o ocidente, pois é muito irritante algumas gravadoras permitirem que apenas a galera de lá consiga ter acesso aos videoclipes lançados.

Vamos lá…

Kyary Pamyu Pamyu – Crazy Party Night

Sendo provavelmente um dos nomes orientais de maior peso e relevância ao redor do globo, nossa harajuku girl favorita e minha futura esposa resolveu ignorar toda a onda de lançamentos alegrinhos do verão e adiantar o dia das bruxas em alguns meses ao lançar sua Crazy Party Night para nós, reles mortais.

A faixa tem tudo daquilo que esperaríamos da Kyary: elementos sonoros infantilizados dando a impressão de tudo ser uma cantiga de ninar do capeta, sintetizadores que se assemelham à trilhas de videogames antigos, timbre vocal cheio de autotune e uma letra impagável de tão absurda que é. Já o MV, um dos melhores desse ano, onde ela encarna uma repórter que invade uma dessas casas de terror e acaba sendo envolvida pelo ambiente…

Beni – Forever

A Beni ainda estava no clima calorento do verão oriental e lançou esse clipe divertido onde ela e uma amiga viajam por ai ao som de um Pop retro bem grudento…

Amasarashi – Spreed and Friction

O grupo Amasarashi veio com um retornou trazendo esse videoclipe sensacionalmente macabro com uma japinha dançando dentro de um banheiro, A iluminação, os efeitos e a coreografia em si casam perfeitamente com a aura creepy da música, perfeita para qualquer abertura de anime, visto a mistura de Rock com Eletrônico que impera nela…

The Gazette – Ominous

Quem acompanha essa coluna já há alguns anos sabe o quanto tenho apreço pelo The Gazette. Foi uma das primeiras bandas orientais que escutei e já de lá consegui reconhecer o quão foda é a mistura de vários gêneros do Metal que eles trazem junto com a música folclórica japonesa, além, é claro, de toda a temática Visual Kei que eles abordam.

Omnious, lead single do mais recente álbum lançado por eles, DOGMA, apenas repete toda a qualidade que eles já trazem em todo esse tempo de carreira. É pesada, as guitarras são violentas, o batera tá mandando muito bem, a letra é de arrepiar, o vocalista ainda tá com a voz em forma. Confiram e se deliciem…

UVERworld – I Love The World

Quem também voltou foi a banda UVERworld, muito tocada aqui na J-Hero quando participaram da trilha sonora do ótimo anime Ao No Exorcist. A nova faixa vem na mesma linha de mesclar Rock com Hip Hop e Eletrônico que eles já fazem desde sempre.

Uma pena eu não ter achado nenhum link de player com essa maravilha em alta qualidade, mas ai á é culpa da má divulgação da gravadora deles…

SCANDAL – Sisters

E parece que agosto foi mesmo o mês que as bandas do meu início como otaku resolveram escolher para lançar material novo. As meninas do grupo de Ska/Rock SCANDAL vieram com essa faixa bem simpática, que mostra um amadurecimento delas como artistas e que dá vontade de escutar mais e mais…

GOT7 – Laugh Laugh Laugh

E é claro que teve grupo coreano lançando material na ilha vizinha. Dessa vez, foram os caras do GOT7 que quase surpreenderam com esse Pop bobão fantasiado de Urban. O play no vídeo é por conta de vocês…

A Crowd of Rebellion – Smells Like Unknown

Outra faixa ao estilo abertura de anime foi essa lançada por essa banda, recheada de todos os clichês possíveis para qualquer uma do estilo: gritos, coral, dubstep – e não é como se isso fosse algo ruim, muito pelo contrário…

Ulfuls – ロッキン50肩ブギウギックリ腰 e スポーティパーティ

Deus do céu, muito obrigado por a internet existir, ou nunca teríamos acesso a troços como esse. Puta merda, que músicas boas.

Não tenho ideia do que diz nas letras ou mesmo da tradução dos títulos, já que revirei todos os sites possíveis e nada fez muito sentido, mas olhem essas merdas e me digam se o Japão não é o melhor lugar do planeta?

As canções dessa banda tem um apelo Pop fortíssimo, além de influências na Disco Music, no Hip Hop dos anos 90 e, creiam, no Rock Progessivo de antigamente. Além dos videoclipes completamente sem sentido… Quero parceria com a Kyary Pamyu Pamyu para já!

Tofubeats – POSITIVE feat. Dream Ami

E vejam só que delícia, o grupo eletropop Tofubeats veio com essa parceria com a cantora Dream Ami, que faz parte do grupo E-girls, e o resultado é o melhor possível de ambas as partes. Está divertido, grudento e ótimo de escutar e assistir. O MV é interessante, usando apenas pés para ilustrar o que é dito na letra, além de toda a música ter essa onda futurista esperada por eles. Poderia facilmente ter sido gravada pela Madonna ou pela Cindy Lauper nos anos 80.

É uma das boas surpresas do mês, sugiro que cliquem…

E-girls – Dance Dance Dance

E já que falamos da Ami, as E-girls fizeram um excelente comeback. Em Dance Dance Dance, está evidente o quanto cada uma delas canta bem, além de serem ótimas ao somarem suas vozes e, fala sério, que refrão maravilhosamente pegajoso.

Outra grande surpresa desse mês. Vou começar a prestar mais atenção nos lançamentos delas…

AKB48 – Halloween Night

Sim, isso está acontecendo. Eu realmente estou indicando uma faixa lançada pela pior girl band do planeta Terra.

Diferente de tudo o que elas insistem de lançar várias vezes ao ano, as AKB48 realmente acertaram a mão. Fugindo dos excessos instrumentais, das desafinações absurdas e letras estúpidas de sempre que as levam para o topo das paradas de singles orientais, em Halloween Night as coisas soam muito mais maduras e sutis – embora a faixa em si não apresente nada de diferente de muito do Pop retro que vem sendo lançado por ai.

O mais bacana é que isso parece até ter sido gravado para qualquer shoujo clássico. Ponto para elas. Talvez, a partir de agora, eu comece a levar essa palhaçada lucrativa a sério…