Olá, ouvintes e leitores da Rádio J-Hero! Como estão? Espero que bem.

Agosto foi um mês que custou pra terminar, mas não é como se isso tivesse sido algo ruim, certo? Foram tantos lançamentos de bom para excelentes ocorridos no mês do desgosto que, facilmente, podemos considerar esse como o mês mais legal do ano lá na Coréia do Sul – pelo menos, até agora.

É sério! O mês foi tão legal que até alguns milagres ocorreram. Duvidam? Confiram abaixo com o que rolou de melhor…

SHINee – Married to the Music

Podemos ouvir um amém, irmãos? Pela primeira vez desde que surgiram, os caras do SHINee, que é o grupo de garotos mais superestimado do planeta, lançou algo que preste.

O single que dá nome ao relançamento de seu mais recente álbum é um Pop dançante e extremamente funkeado que, junto com o videoclipe bizarro inspirado em filmes de terror trash, se torna quase viciante…

GFRIEND – Me Gustas Tu

Já essas meninas – que eu só descobri esse mês – possuem uma postura fofa e inocente que poderia até aparentar tédio caso a canção trazida não fosse tão grudenta. O título em espanhol é um tempero a mais para guardamos na memória…

Hyolyn – Dark Panda

Outra surpresa foi esse comeback solo da Hyolyn, que faz parte da banda SISTAR. Ao ser anunciada como mais nova participante da segunda temporada do reality show musical coreano Unpretty Rapstar, a gata lançou essa faixa toda introspectiva que mescla R&B com Deep House.

Intercalarem os raps do Paloalto e do Zico com os versos cantados por ela de maneira espetacular resultou em algo excepcional que poderia facilmente ter sido gravado pela Beyoncé em seu último álbum…

Cheetah – My Number

E já que estamos falando do reality musical mais engraçado que vem rolando esse ano, a Cheetah, vencedora da primeira temporada, lançou um duplo single contendo essa delícia intitulada My Number.

É um Hip Hop invocado com uma base instrumental cujo saxofone impera de maneira divertidíssima. O MV também é ótimo, com ela e sua gangue de travecos dançando por ai…

CL – Doctor Pepper

Servindo de primeiro gostinho do que a vesga mais malvada do oriente está preparando para ser debut nos EUA, a faixa, que é uma parceria dela com o produtor Diplo e os rappers RiFF RAFF e OG Maco, nem era para ser levada a sério.

Segundo a própria líder do 2NE1, ela escreveu os versos “por malcriação” após tomar uns goles do refrigerante Doctor Pepper depois de ter uma reunião de estúdio cancelada.

Mas a coisa toda acabou ganhando forma com esse videoclipe cheio de ostentação e popozões com a cara do Diplo rebolando pra lá e pra cá. Fica para saciar a vontade até algum lançamento oficial…

Uma pena para a CL que alguém conseguiu ser ainda mais ousada sem mudar de continente…

Hyuna – Roll Deep (Because I'm the Best)

A Hyuna é foda, não é? Membra principal do grupo 4minute e uma das cantoras mais influentes e irreverentes da Ásia, apenas ela para, mesmo em um cenário tão desfavorável à liberdade sexual feminina, lançar um MV tão safadamente legal.

Colorido e cheio de referências à ostentação monetária, armas de fogo, sexo, suruba, S&M, bondage e inúmeras outras coisas que a sociedade conservadora coreana jura não existir em seu meio.

Isso poderia apenas ser um exagero banal que qualquer garota poderia lançar para chamar atenção, mas a música é tão legal, tão bem produzida, a coreografia é tão boa e o pacote final conversa tanto com o universo criado em cima da Hyuna que faz com que esse seja um dos grandes trunfos de 2015.

Confiram…

Agora, preparem-se para mais um aleluia…

Girl’s Generation – Lion Heart

Sim, meus caros. Finalmente as meninas do SNSD conseguiram deixar de lado a má fase de singles lançados esse ano. Lion Heart é o carro chefe do álbum de mesmo nome lançado por elas esse mês. O lead single mistura inocência com gentileza em um instrumental típico dos anos 50…

Mas a verdadeira relevância está em…

Girl’s Generation – You Think

Aleluia?! ALELUIA! Que canção boa! O típico Urban/Pop que faziam por ai no início dos anos 2000. É meio Pussycat Dolls, é meio Nelly Furtado, é meio Ciara, é meio Justin Timberlake…

Wonder Girls – I Feel You

Se os álbuns do F(x) e do Red Velvet não tivessem marcados para sair nesse fim de ano, facilmente eu já elegeria o Reboot como a maior maravilha oriental que escutei em 2015.

É interessantíssimo ver idols coreanas realmente se colocando de forma marcante e original em suas interpretações, compondo, trabalhando os conceitos e tudo mais. Todo o planejamento por trás do CD partiu do resultado final dessa primeira faixa, I Feel You.

Daí, as meninas do Wonder Girls adaptaram suas canções para essa proposta oitentista/New Wave, com sintetizadores e bateria eletrônica, delays, além da proposta visual.

Há muito da Madonna de antigamente, da Paula Abdul e de bandas como AHA, Duran Duran, trilhas sonoras de filmes Pop…

Mas o que rolou de pior?

T-ARA – So Crazy

Após uma série de polêmicas, essas meninas resolveram deixar a China um pouco de lado e retornar com o trabalho na Coréia do Sul trazendo um Pop bem parecido com aquilo que as gatas do AOA fizeram ano passado. Tal semelhança me veio provavelmente por conta da canção ser produzida pelos caras do Brave Brothers, os mesmos que trabalharam com a Jimin e etc. em Like a Cat e Miniskirt.

Uma pena ter ficado tão genérico…

E tiveram também as faixas lançadas pelo BIGBANG, que nem vou perder muito tempo falando a respeito…

BIGBANG – Let’s no Fall in Love

G-Dragon e T.O.P – Zutter