Nesta quarta feira, 03 de dezembro, um dos maiores consoles do mundo dos games fez 20 anos de existência!

Bom, para quem ainda não conhece aí vai um pouco da história do nosso lindo PlayStation. (Atenção! O vídeo a seguir trás muita nostalgia a gamers, recomendamos que façam suas pipocas, peguem refrigerantes ou sucos e lenços de papel antes de começarem a assistir. rs)

Como pode ser visto no vídeo, o PS surgiu a partir de um desacordo da Nitendo com a Sony. Onde a Nitendo não queria criar um console para jogos em CD, pois achava que ainda estava muito cedo para isso, mas a Sony sim, por este conseguir um armazenamento maior e uma melhora nos gráficos e na jogabilidade dos jogos.

E em 1994 a Sony inova o mercado de games trazendo o PS One com sistema de 32 bits, gráficos 3D, processador R3000A rodando a 33.8 mhz e com uma engenharia que permitia rodar gráficos poligonais.

O PlayStation foi um grande sucesso, com mais de 100 milhões consoles vendidos nos primeiros anos, e como conseguiu muitos adeptos as empresas de games começaram a apostar neste e a experimentar seus limites.

Duas grandes revoluções que foram causadas pelo PS no mundo dos games foram o Memory Card, que apesar de não ter sido criado pela Sony, foi a primeira vez que este foi considerado fundamental para os jogadores; e o Dual Stick, com os botões já utilizados nos consoles anteriores e os analógicos, que influenciaram na criação de muitos consoles que vieram depois do PSOne.

Para comemorar tantos anos de PlayStation, a Sony anuncia o PS 4 em versão especial de 20 anos da franquia e com um visual bem modificado, com cores e dualshocks  que lembram a primeira versão do PlayStation. Mas infelizmente essa versão do PS4 terá somente 12300 unidades e será vendido por US$ 499.

Curiosidade: Você já parou para pensar o que significa os símbolos (xis, quadrado, circulo e triângulo) nos botões dos joysticks do PS (imagem no inicio)? Então, quem teve a ideia de colocar esses foi Teyiu Goto que queria algo fácil de lembrar e assim utilizou esses ícones e símbolos dando uma cor para cada um.

O triângulo refere-se a um ponto de vista; a cabeça de alguém, ou uma orientação, e eu o fiz verde. O quadrado refere-se a uma folha de papel, representando menus ou documentos, e eu o fiz cor-de-rosa. O círculo e o X representam os ícones para ‘sim’ e ‘não’ [populares na cultura japonesa], e eu os fiz respectivamente vermelho e azul. Algumas pessoas pensaram que estas cores estavam invertidas, e eu tive que reforçar para os diretores que era assim que eu queria”.

Obrigado Ken Kutaragi por levar diversão à infância e juventude de muitas pessoas no mundo! E também um agradecimento especial ao Yudi Tamashiro por difundir tanto essa obra no Brasil. (rs)

E aí, caros leitores, o que vocês acham do PlayStation e quais jogos são os mais marcantes dessa história toda? Deixem nos comentários suas opiniões.