Em 2015 celebramos os 120 anos do tratado oficial das relações diplomáticas entre o Japão e Brasil. A comemoração é em solo tupiniquim e começou a ser preparada desde o segundo semestre de 2014. Várias ações já foram desenvolvidas como a escolha oficial da logomarca, e algumas cidades já deram o seu “pontapé” inicial para as festividades (Brasília, Recife, São Luís estão neste grupo.)

A data faz lembrança a 1895, quando foi assinado o "Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil" , estabelecendo as relações diplomáticas entre eles. Nesse ínterim, os dois povos teceram estreita relação através de vários intercâmbios econômicos e culturais.

Só que a festividade não fica apenas por conta da Embaixada, Consulado e Entidades Culturais Nipô-Brasileiras presentes no país. A comemoração atravessou o globo e chegou ao local de homenagem: O Japão! Sendo mais preciso, a uma das mais importantes redes de radiodifusão do planeta, que sempre manteve uma relação amistosa com a mídia e o público brasileiro aqui e no exterior: a NHK WORLD RADIO JAPAN.

O grupo, através do seu serviço de transmissão em português,  promove um concurso de fotografia com o tema “120 anos de amizade Japão-Brasil, experiências reunidas numa só história”.

Na página oficial do concurso a NHK diz:

“Através dessa iniciativa gostaríamos de reviver esses 120 anos vividos em conjunto, aprofundar ainda mais os laços de amizade e vislumbrar o horizonte que está por vir para japoneses e brasileiros.

São válidas fotos novas ou antigas. O que vale é ter uma imagem que registre uma lembrança/memória sobre a sua relação com o universo nipônico. Vale o registro de uma viagem as Terras do Sol Nascente, um evento, seu melhor cosplay, sua coleção de Cloth Miths (é por que não?), seu(a) namorado(a) se for japa ou descendente… Não importa, o que vale é a criatividade e uma boa história. As melhores irão compor roteiro de programas da grade da NHK e ainda podem figurar no site, banners e outras mídias do grupo de rádio.

E então, se animou? É a sua oprtunidade de homenagear todos que comemoram a data. Para participar basta preencher um formulário e enviar a foto no site oficial do concurso qu você acessa aqui. Corra, pois as incrições vão até dia 07 de abril!

(P.S.: A ficha está em inglês, mas não tem problema! Você pode preencher em português normalmente. A equipe da rádio tem tradutores especializados. )

(Cosplayer e Ex-redatora Roberta Castro)

Sanka Suru / Participe!