Torën é um adventure indie game brasileiro lançado no dia 12 desse mês e está disponível para as plataformas PlayStation 4 e PC (se quiser comprar é só visitar o site oficial aqui). O jogo foi produzido pelo estúdio gaúcho Swordtales.

De acordo com Alessandro Martinello, diretor de arte do jogo, esse teve sua mecânica baseada em jogos 3D como Legend of Zelda: Oscarina of Time, sua história foi inspirada nas obras de Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro) e seu desenvolvimento lembra jogos como Ico e Shadow of Colossus.

O projeto recebeu apoio financeiro inédito do Governo Federal através da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) de aproximadamente 400 mil reais e estava em desenvolvimento desde 2011.

A história de Torën gira em torno da Moonchild (ou Criança da Lua), uma garota que está destinada a enfrentar os perigos da torre em que está aprisionada e encontrar sua liberdade derrotando o dragão que vigia a torre e a mantém prisioneira.

O game tem divido opiniões por dois pontos bastante discutidos: a jogabilidade e a beleza do mesmo.

Muitos têm reclamado que a jogabilidade deve melhorar, por possuir alguns bugs, alguns momentos que jogo trava e também por possuir uma câmera que muda a cada cena e não há possibilidade de movê-la livremente, o que dificulta em algumas partes na movimentação da personagem.

Mas a beleza e toda a filosofia por trás da história têm conquistado diversos gamers e essa beleza não fica restrita somente a visual, ela está também na sonora com uma trilha enriquecedora e bem produzida.

Então, se você está aí sem fazer nada, ou atrás de um game novo, Torën pode ser a solução. O jogo é bem rápido, pode ser zerado em menos de 5 horas (dependendo de sua habilidade) e veio mostrar que o mercado de desenvolvimento de games brasileiros tem potencial para se destacar no mercado exterior.

Veja abaixo uma gameplay feita pelo Zangado Games onde ele faz uma análise do jogo: