(30 anos de história em homenagem no Brasil)

O Festival do Rio, um dos principais eventos de Cinema do país, que será realizado entre os dias 1° e 14 de outubro de 2015 divulgou nesta semana em sua homepage oficial um dos destaques do evento.

Abrindo um espaço para o debate sobre a animação (em especial a de produção japonesa), o  evento homenageia um dos mais marcantes estúdios de animação da Terra Sol Nascente e do mundo inteiro: o Studio Ghibli.

(O Festival do Rio é um dos mais importantes do Cinema Nacional)

Com o nome “Studio Ghibli – A loucuras e os sonhos” a mostra vai trazer aos cinéfilos e público em geral o que de melhor esses 30 anos de fundação – entre clássicos e pelicular raras no Brasil – o estúdio já produziu.

Entre as produções do estúdio criado pelos ícones do cinema de animação Hayao Miyazaki e Isao Takahata o renomado “A Viagem de Chihiro” (2001), premiado com diversos prêmios em festivais incluindo os dois mais importantes prêmios do Cinema Mundial: o Urso de Ouro (Festival de Berlim) e o Oscar de Melhor Filme de Animação (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas / EUA).

A organização do Festival do Rio já divulgou a lista dos nove títulos que serão exibidos nos quinze dias de atrações. Confira:

O Castelo de Cagliostro

Contos de Terramar

As memórias de Marnie

Meu amigo Totoro

Os pequeninos

Porco Rosso: O último heróis romântico

O reino dos gatos

Túmulo dos Vagalumes

Meus vizinhos, os Yamadas

(Porco Rosso é um dos personagens mais carismáticos do Studio Ghibli e estará presente no Festival do Rio)

Para mais informações sobre a mostra “Studio Ghibli – A loucura e os sonhos” acesse o site do Festival do Rio, além de conferir os locais de exibição e outras atrações.