O Portal UOL, aquele que há 3 meses esteve envolvido na polêmica da vídeo-reportagem sobre os cosplayers, publicou na última terça feira (10) uma matéria muito interessante em sua página de notícias. Com o título "Sete costumes japoneses que brasileiros poderiam começar a seguir" eles chamaram a atenção da equipe da Rádio J-Hero que resolveu republicá-la aqui para seus fiéis seguidores.

Aproveitando essa Semana Especial de Aniversário de 7 anos da J-Hero, onde estamos trazendo várias matérias cabalísticas sobre o número 7, não tinha porque não dar espaço para esse tema tão legal!

Vamos a matéria!

Para os ocidentais, a disciplina e a rigidez orientais são admiráveis. Ainda assim, alguns costumes dos japoneses podem parecer, à primeira vista, estranhos para os brasileiros.

É comum vermos nos filmes os japoneses tirarem os sapatos antes de entrar em casa. Algo que, muito além de cultural, faz todo o sentido no quesito higiene. A noção de coletividade, como recolher o lixo do estádio após uma partida de futebol, é absolutamente normal e enraizada para eles. Mas deixou muitos brasileiros "chocados" durante a Copa de 2014.

Conheça abaixo alguns costumes japoneses que os brasileiros poderiam muito bem começar a seguir.

1. Usar máscaras hospitalares

Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares no Japão, seja por causa de alergias, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda muito a proteger de doenças contagiosas.

2. Pano quente para limpar as mãos

Na maioria dos restaurantes japoneses, é comum receber um pequeno pedaço de tecido limpo e úmido. Ele é usado para limpar as mãos antes de comer. Jamais use-o como guardanapo ou para limpar qualquer parte do rosto.

3. Faxina na escola

Lá na terra do sol nascente, as crianças aprendem, desde pequenas, a limpar o banheiro. A faxina é feita diariamente pelos alunos como parte da grade curricular. A partir dos seis anos de idade, tudo que os alunos sujam tem que ser limpo por eles mesmos.

4. Etiqueta no transporte público

No metrô e no trem, a regra é a mesma. Você deve esperar em fila e deixar primeiro que as pessoas saiam do vagão para depois entrar: um sonho aqui para os brasileiros. Por lá, a maioria entra sem empurrões. Ao utilizar os transportes públicos, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares. Pôsteres por todas as estações pedem aos passageiros para seguirem algumas regras de etiquetas e boas maneiras, ou seja, eles fazem de tudo para não incomodar a pessoa ao seu lado.

5. Recolher lixo no estádio

Na Copa de 2014, realizada no Brasil, os torcedores japoneses surpreenderam ao recolher o lixo do chão do estádio logo após a partida. À época do ocorrido, questionados, eles disseram que o hábito é comum no Japão.

6. Tirar os sapatos antes de entrar em casa

E isso vale para a própria casa e a dos outros. Esse hábito está ligado à questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles estão deixando as "energias impuras" lá fora. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito e higiene, pois você demonstra que não quer "sujar" aquele lugar e que tem a humildade de despir os pés para pisar ali, como se faz em um lugar sagrado.

7 No restaurante, normalmente quem paga é a mulher  e tudo é sem gorjetas

Os japoneses vão com frequência a restaurantes, e na maior parte das famílias, quem paga a conta é a mulher, no caso a esposa. Por que não o marido? Este é um dos costumes mais comuns no Japão, pois quem cuida do lado financeiro na casa é a esposa! O marido entrega o salário para a esposa, e ela é quem controla os gastos mensais. Será que algum latino faz isto também?

E o ato de dar gorjeta não existe no Japão, nem para táxis, restaurantes ou serviços. Oferecer dinheiro a mais é, na verdade, um insulto; o serviço que você solicitou foi cobrado devidamente, então por quê pagar mais? Se você estiver em uma cidade grande como Tóquio, por exemplo, e não fala nada de japonês, um garçom ou balconista pode preferir aceitar dinheiro extra do que forçar a estranha situação de explicar que a gorjeta é desnecessária.

Espero que assim como nós você tenha gostado também!

Fonte: Portal UOL