Um pouco atrasada chega a matéria dessa semana da minha querida coluna Open your Mind, essa semana não teremos terror, shounen ou mistério, mas um anime capaz de deixar até os mais fortes a beira das lágrimas, falaremos de um belo josei que tanto garotos quanto garotas vão gostar! Confiram Paradise Kiss e as linhas do destino.


Parakiss, como é abreviado, tem ao total doze episódios, lançado inicialmente como mangá pela escritora Ai Yazawa na revista de moda Zipper, foi adaptado para anime em 2005. O sucesso de ParaKiss trouxe a publicação do mangá para o Brasil pela Editora Conrad.
 


Introdução
 

Hayasaka Yukari é o nome da nossa protagonista, uma garota alta de 17 anos que estuda sem parar e ainda faz cursinho pra passar no vestibular, a sua vida são os estudos e nada mais. A história começa quando ela é abordada por um punk no caminho, tentando fugir tropeça em uma garota estranha e desmaia assustada.
 

Mas onde Yukari foi parar? Ao acordar ela percebe que foi parar em um ateliê e descobre que as pessoas que a pararam eram na verdade alunos da escola de moda Yazawa Gakuen. Ela havia chamado atenção como uma possível modelo, mas não deu tempo deles fazerem o convite.
 

Assustada com a aparência e personalidade daquelas estranhas “criaturas”, Yukari resusa o convite e vai embora na pressa, deixando sua carteira de estudante cair.
 

Desenrolando…
 

Inicialmente Yukari é totalmente contra a ideia de ser modelo em um concurso de moda, alem de se achar normal demais, a pressão da família faz com que ela só pense em estudar para ter um futuro melhor.

Aos poucos a insistencia de Koizumi George, o talentoso estilista do grupo faz com que Yukari tenha a sua curiosidade despertada para o mundo da moda e o seu possível futuro como modelo.

Então, ela adentra no submundo da moda convivendo com pessoas geniosas e entrando nos problemas e vivências que esse estilo de vida suburbano representa, sem perceber tomando um rumo que mudaria a sua vida para sempre.

O ateliê que a convida é formado alem do estilista George, pelos seus auxiliares Nagase Arashi, Sakurada Miwako e Isabella (Yamamoto Daisuke), sendo respectivamente um punk, uma bela garota e um travesti.
 

Inicialmente o estilo de vida dos personagens choca a protagonista ao ver que eles não possuíam muito em comum, todavia o rumo que o anime toma é sem sombra de dúvidas revelador e surpreendente!
 

Mas o que faz Parakiss ser um dos melhores animes Josei? A resposta está no romance criado no andamento do enredo. Yukari se apaixona pelo boêmio e excêntrico George, Miwako é namorada de Arashi, mas tem um amor esquecido, criando um triângulo amoroso.
 

As confusẽs amorosas mantém um nível real, como é típico do gênero josei, trazendo seriedade e realidade para a obra, falando de problemas reais e de uma história que apesar de bela, não é um conto de fadas.
 

  


Opinião Final
 

O que você espera de um romance para ser bom e chamar a sua atenção? Personagens como personalidades contundentes e profundas? Complexas relações emocionais? Sentimentos fortes e intensos? Finais felizes como contos de fadas ou finais triste e dramáticos como Romeu e Julieta?
 

Com a qualidade e marca do estúdio Madhouse, Paradise Kiss é um anime que surpreende em todos os pontos, o estilo junta elementos e cenas do mundo real, fazendo assimilações com grandes icones da moda, marcas famosas e etc.
 

Alem disso, você percebe uma grande influência do mundo ocidental, tanto que o seu encerramento é cantado por ninguém menos que Franz Ferdinand.
 

Os traços e o cenário de fundo trazem uma harmonia nostálgica, deixando de lado a animação “colorida e feliz” que vemos em muitas obras, Parakiss se destaca por sua sobriedade.
 

Os personagens secundários infelizmente não são bem trabalhados por se tratar de um anime curto, todavia a relação dos protagonistas Yukari-George é demonstrada em toda a sua profundidade, não falo de momentos melosos e lentos, como é costumeiro em animes shoujo, mas completamente intenso e natural, as coisas decorrem de forma “real” trazendo um final inesperado, mas necessário.
 

E se você ainda tiver dúvidas se vai ver ou não por ser tratar de um anime para “garotas”, saiba que Parakiss possui o final mais surpreedente de todos os animes romanticos que eu já assisti ou ouvi alguém falar!
 

Portanto, espero que quem não é fã do gênero faça uma forcinha e veja esse anime maravilhoso da mesma escritora do famoso NANA!
 

Confira abaixo o vídeo com a "entrada" do anime e sua respectiva abertura Lonely in Gorgeous da cantora Tommy february6: