Galera o Open your Mind está entrando no meu mês favorito, Outubro, no clima doce e bom da primavera, por isso estarei indicando um anime leve, com boas risadas e muita diversão, curte animes colegiais? Então venha rir com as loucas aventuras sem nenhum senso de noção das meninas de Azumanga Daioh, o anime dessa semana!


A obra de Azumanga Daioh teve uma sequência interessante antes de se tornar um anime, inicialmente lançado como uma série de tirinhas cômicas chamado yonkoma (tirinha de quatro quadros), o sucesso fez com que fosse lançado um mangá escrito por Kiyohiko Azuma (1999) e posteriormente o anime, foco dessa matéria.


O anime teve estreia em 2002, produzido pelo estúdio J.C. Staff. O anime possui um formato diferente do comum, ao invés de serem episódios de 25 minutos lançados semanalmente. Azumanga Daioh foi lançado diariamente com uma duração de 5 minutos, ao total foram 130 episódios. Atualmente podemos encontrá-lo disponível em 26 episódios que foram compilados e trazem 5 episódios de 5 minutos.
 


 

Introdução
 

Mas qual é a história de Azumanga Daioh? Absolutamente nenhuma que eu vá demorar horas para explicar. O interessante do anime é que ele conta a vida colegial de estudantes "comuns", com personalidade marcantes, você conhecerá como essas meninas buscam passar de ano, viver a sua vida e agüentar umas as outras.
 

A vida das protagonistas se passa durante todo o tempo em coisas simples, uma banda favoritas, uma prova de matemática difícil, uma competição esportiva. Então ele é um anime colegial comum certo? Errado!
 

As cenas cômicas que acontecem em seu enredo não deixam nenhuma pessoa sem rir, o cotidiano ocorre de maneira bizarra e sem noção, porém o anime não precisou apelar para agradar os fãs, tornando-se incomum e muito bem realizado.
 

Desenrolando…
 

Para você entender um pouco melhor a "história" de Azumanga Daioh, vamos nos centrar nas protagonistas e falar sobre cada uma delas.

Por que não começar falando da personagem mais estranha que você poderia encontrar (ou talvez não), Mihama Chiyo, a Chiyo-chan é uma criança de 10 anos muito inteligente, uma gênia que passou 4 séries, de família rica e com um cachorro gigante, a garota de maria-chiquinha normalmente ajuda as amigas a estudarem, pois é a mais inteligente da turma.
 

A nossa segunda protagonista se chama Kasuga Ayumu, é apelidada de Osaka por ser uma estudante transferida vinda dessa região. A ironia da personagem é que diferente das pessoas dessa região Osaka é lenta e distraída, trazendo um humor incomum para o anime.
 

Takino Tomo é a típica garota que quer vencer tudo, extremamente competitiva e energética, no decorrer do anime você percebe que ela é péssima nos estudos e está sempre aprontando algo surreal.
 

Mizuhara Koyomi ou simplesmente Yomi é a melhor amiga de Tomo, o diferencial da personagem é que a única coisa que ela consegue pensar é em emagrecer, passando os episódios sempre em busca de dietas, normalmente criadas, para se manter magra, mesmo estando no peso ideal. O sarcasmo embutido nessa personagem em relação aos preceitos da sociedade em relação a beleza a tornam a minha personagem favorita.
 

Sakaki é aquela garota tímida, fala pouco e é extremamente boa nos esportes, odeia a sua altura e é apaixonada por coisas fofas, entre elas gatos. Porém não pode tê-los em casa, Sakaki nos mostra diversas tentativas de se aproximar de animais, principalmente um gato de rua chamado Kamineko, das quais sempre dá algo errado.
 

O restante das estudantes chamam-se Kagura, Kaori e Chihiro. Kagura é uma esportista que também não tem bom desempenho nos estudos. Kaori ou Kaorin ama artes, artesanato e astronomia, tendo uma "paixão" por Sakaki, já Chihiro é a melhor amiga de Kaorin.
 

Entre as protagonista também encontramos as duas professoras e um professor tarado. Tanizaki Yukari é professora de inglês e podemos dizer que bipolar também, mudando de humor constantemente, tem um carro e é péssima na direção, pondo qualquer um em perigo instantaneamente. Com uma personalidade semelhante a Tomo-chan, é competitiva e está sempre tentando vencer a professora Nyamo.
 

Kurosawa Minamo ou Nyamo é a professora de educação física, amiga de infância de Yukari. Alem disso temos um dos únicos personagens masculinos, Kimura-sensei é um professor tarado que sempre fica tentando ver as estudante em roupa de banho ou em momentos inapropriados.
 

                


Opinião Final
 

Para quem já se tornou leitor oficial da Open your Mind deve estranhar ver um anime do gênero de comédia entre as minhas preferências, confesso realmente que animes non-sense não me atraem, tendo até aversão por eles, mas Azumanga Daioh é único.
 

Você vai rir e se for sensível (como eu) pode até chorar, pois você acompanha a vida dessas personagens, vê elas passando, rodando, de uma forma extremamente natural, sem ser forçado e no final você realmente acredita que elas ficarão pra sempre juntas, fazendo você rir e passando por situações cativantes e inesperadas.


Se você está procurando por um anime leve, divertido que você poderá ver sem compromisso, você está procurando por Azumanga Daioh, pois ele realmente vale a pena!
 

Confira abaixo a abertura do anime e também o seu encerramento, duas músicas que estão entre as minhas favoritas: