Essa semana estarei comentando para vocês um anime com uma boa comédia e enredo inovador. Vocês entrarão em um mundo colegial de escola particular, tema clichê certo? Errado, pois quando o protagonista é um professor que se veste de mulher tudo pode acontecer! Venha conhecer I My Me! Strawberry Eggs!

Strawberry Eggs poderia ser um ótimo yuri, mas como o personagem principal é um homem, não vamos considerá-lo assim, o anime foi produzido pela TNK em parceria com a Pioneer LDC, a sua data de estreia foi em 2001 com 13 episódios. O mangá foi escrito por Yom pela editora MediaWorks, sendo publicado de 2001-2002.

Introdução

A história gira em torno de um rapaz chamado Hibiki Amawa que possui o sonho de se tornar um professor, após conseguir um diploma universitário para Educação Física ele se inscreve para ser professor na Escola Particular Seito Sannomiya.

O problema é que Hibiki está com dificuldade para pagar o aluguel de seu apartamento e precisa desesperadamente deste emprego, mas é recusado por ser homem. Necessitando do dinheiro e com o orgulho ferido por ter sido recusado sem nem uma chance de mostrar o seu valor, ele decide se vestir de mulher, com a ajuda da proprietária de seu apartamento, Lulu Sanjo e provar que pode ser um ótimo professor, sendo homem ou mulher!

De maneira surpreendente o colégio é enganado e ele consegue ser contratado, mas agora que começarão as suas aventuras, como conseguir esconder sua identidade em segredo e ainda ajudar que os estudantes consigam ter um ensino de qualidade e sem conflitos pessoais? I my me é um prato cheio de comédia, diversão, trazendo um tema diferenciado e mais "maduro" para as séries desse estilo.

Desenrolando…

Inicialmente a impressão que pode-se ter é que Strawberry eggs é só uma comédia superficial, mas com o decorrer dos episódios você percebe os verdadeiros pontos que a história retrata. Temos o fato de Hibiki tornar-se um travesti como ponto inicial, todavia podemos ver questões como as diferenças entre homens e mulheres e as relações entre eles e a sociedade em si.

Já se pode perceber isso pelo fato do próprio Hibiki não ter conseguido entrar em uma clássica escola senão fosse mulher, o que nos coloca com papéis pré-estabelecidos dentro da sociedade que o anime retrata.

Dentro desse mundo feminino as garotas passam por um tipo de etiqueta do que é certo e correto, idade para o primeiro encontro e como este deve ser, como se vestir, as qualidade que uma mulher precisa ter entre outros pontos.

Hibiki por ser um professor, é considerado uma opinião louvável e um exemplo para estudantes, acaba entrando em meio a esses conflitos e torna-se o ponto de ligação entre o mundo masculino que ele conhece e o mundo feminino que essas garotas estão conhecendo, e sem perceber vira o porto seguro e o conselheiro das demais personagens.

Um dos destaques que se deve dar a essa obra é a relação de Hibiki com uma de suas alunas Fuko Kuzuha, uma jovem doce de 14 anos que passa a ter sentimentos por Hibiki, sem saber que ele é um homem. Essa parte da trama dá muitas insinuações de yuri, pois Fuko não entende como pode nutrir sentimentos por uma garota, sendo que ela também é uma!

Pelo fato do personagem principal na verdade ser um homem, o anime não se caracteriza por um shoujo-ai (sub-gênero do yuri semelhante ao shounen-ai, no qual a relação se foca mais no sentimental, sem contatos físicos significativos), todavia ele nos traz lições muitas lições em relação as diferenças que muitas vezes separam por determinadas crenças que nos são impostas desde a infância, seja na sexualidade, seja nos atos de como se portar, se vestir ou agir em terminados momentos.

    

Opinião Final

I My Me possui elementos de comédia maravilhosos e enriquecedores e talvez uma visão mais superficial não note os múltiplos temas que pode se tratar ao relacionar as ligações entre as personagens de modo reflexivo e mais profundo.

Por ter essa dupla interpretação esse anime é perfeito para você que busca um bom divertimento de maneira leve, e também para o nosso ouvinte que busca um anime diferenciado e que fale de temas diferentes do que normalmente encontramos por aí, outros animes desse gênero é Maria+Holic que é uma comédia e Hourou Musuko que retrata de forma mais profunda o drama de garotas/garotos que buscam se vestir do sexo oposto.

Com uma boa animação, música de fundo harmoniosa que transmite bem os momentos e personagens "vivos" e bem explorados, esse anime é a dica do Open your Mind dessa semana!

Confira abaixo a abertura do anime – Dearest de Mieno Hitomi: