Essa semana trazemos de volta para vocês uma coluna que vocês devem ter sentido falta nesses últimos meses (pelo menos eu espero). A Open your Mind está de volta trazendo a vocês o melhor do mundo dos animes, diretamente do submundo dos animes esquecidos.

Para quem não conhece essa coluna visa trazer sugestões de animes que não vejo falar com frequência, fugindo dos lançamentos recentes e buscando o diferente para você que quer ver algo novo!

Você conhece o anime da imagem acima? Ele se chama Beck: Mongolian Chop Squad ou simplesmente Beck, com um total de 26 episódios, ele foi adaptado do mangá de mesmo nome do mangaká Harold Sakuishi, lançado pela Shounen Magazine.

O anime foi dirigido por Ossamu Kobayashi, produzido pelo estúdio Madhouse, o que só traz de antemão ainda mais prestígio a obra.

Lançado em 2004, Beck é considerado um shounen, mas traz elementos de música e alguns confrontos emocionais, tais como brigas e romances, o que já era de se esperar , pois a obra fala de um grupo de garotos que almejam o futuro sucesso de sua banda. Entrando no mundo da música e conquistando com suor e esforço o seu lugarzinho na fama.

Introdução

Yukio Tanaka (Koyuki) é um garoto de 14 anos comum, com a sua vida monótona e sem nenhuma pretensão de futuro ou grande sonho, ele gosta de sua amiga de infância Izumi, mas não possui mais contato com ela, vendo-a apenas de longe.

Um dia ele conhece um rapaz estrangeiro que possui um estranho cachorro que parece mais uma experiência de partes de outros cachorros. O nome do cachorro é Beck e seu dono chama-se Ryuusuke Minami.

Ryuu é guitarrista de uma banda "pequena" chamada Serial Mama, possui 16 anos e por viver muito tempo nos EUA ele não conhece os costumes japoneses e age mais como um estrangeiro, falando frequentemente em inglês.

Desse modo Koyuki é inserido sem perceber no mundo musical, indo aos shows de Ryuu e aprendendo a tocar aos poucos.

Com o desenvolvimento da obra ele volta a falar com a sua amiga de infância, Ishiguro Izumi, e conhece outros personagens fundamentais para o seu devenvolvimento, tais como:  Saitou Kenichi que o ensina a tocar guitarra e o seu papagaio Page. Minami Maho, irmã de Ryuusuke, com quem desenvolve uma relação mais íntima. Alem dos seus futuros integrantes da banda.

Desenrolando…

Diferente do que se pode imaginar, Koyuki não fez parte da banda desde o início. Após o rompimento da Serial Mama, Ryuu buscou outros membros e criou a banda Beck, nome sugerido pelo vocalista.

Os membros seriam Ryuusuke (guitarra), Chiba Tsunemi (vocal), Taira Yoshiyuki (baixo) e Toudou (bateria), após a saída de um deles por pressão familiar, eles são obrigados a procurar por outros membros.

Entre acertos e tropeços Beck vai evoluindo, ao mesmo tempo que lutam para não serem extintos. Yuji Sakurai (Saku) e Koyuki entram incertos, apenas para ajudar os seus amigos e sem perceber se tornam fundamentais para o futuro dessa grande banda chamada Beck.

Existem vários pontos a serem destacados, por exemplo o incrível talento de Koyuki para cantar, descoberto por Maho, mas ignorado até uma boa parte do anime, pela própria insegurança do nosso protagonista.

As personalidades distintas de nossos protagonistas cativam e aos poucos você vai percebendo mais aonde cada um deles quer chegar, aprofundando e nos fazendo refletir.

Você vai mudando os seus sentimentos sem perceber e se apaixonando por eles, pelas suas histórias e torcendo pelo sucesso de Beck. Se você acredita que esse vai ser um anime em que todos serão famosos e felizes para sempre, melhor olhá-lo até o final, pois Beck é extremamente realista em se tratando de sucesso e desgraças.

Particularmente, eu me apaixonei pelo jeito enérgico e bobalhão de Chiba, pelo jeito frio e direto do Taira, pelo jeito fofo do Saku e pelo olhar de peixe-morto de Ryuu, assim como os seus solos de guitarra. Assim como no começo adorava a Maho-chan, mas após terminar, não sei dizer qual sentimento eu tenho em relação as atitudes dela.

Durante todo o anime duas bandas são citadas como inspiração para os garotos, estas são as bandas Rocket Boys, uma fictícia banda que viveu sobre a sombra dos famosos The Beatles e também a famosa banda (também fictícia) Dying Breed (DyBre) que tem como guitarista Eddie, amigo de Ryuusuke.

Estes serão importantes no enredo ao contar a história da guitarra de Ryuu e também a origem de Beck (o cachorro). Afinal um cachorro tão estranho não pode ter aparecido do nada certo?

Opinião Final

Se pudesse passaria a tarde toda contando a vocês detalhes e curiosidades sobre esse maravilhoso anime. Porém recomendo que assistam e conheçam vocês mesmos aos poucos. Beck é uma obra com uma trilha sonora invejável a qualquer outro anime.

Quem canta a maioria das músicas é a banda Beat Crusaders que já teve música em outros animes, o mais famoso sendo Bleach. (Lembra da abertura Tonight, Tonight, Tonight?)

O som deles sincroniza perfeitamente com o que o anime Beck pode trazer de bom e intensifica qualidade do anime, transformando um incrível enredo em um anime de sucesso com conteúdo, seja na história ou na trilha.

Acredito que o sucesso de um bom anime que se foca na música são os cantores/banda escolhida para estes. Afinal o que seria de Nana sem Anna Tsuchiya e Olivia? Do mesmo modo Beck não teria a mesma grandeza sem Beat Crusaders como seus intérpretes.

Esse anime me foi recomendado pelo Darling e depois de muitas semanas me incomodando, finalmente realizei a vontade dele e o assisti. E não tem como se arrepender, são 26 episódios que ficarão marcados em minha vida otaku como um dos melhores animes que já assisti com toda a certeza.

Já assistiu Beck ou ficou com vontade de ver? Deixe o seu comentário abaixo, diga-me o que achou da matéria e do anime. Saia contando e sugerindo Beck para o seu amigo, amiga, cachorro, titia, vizinha, pois eles com certeza irão adorar!

Abaixo você pode conferir a abertura do anime – Hit in the U.S.A.: