Olá caros leitores ávidos por conteúdo ou nem tanto! Estavam com saudades da Open your Mind? Pois eu estava com saudades de escrever nela para vocês.

Estou em um recesso de animes, em uma seca intelectual bem grande, meio desanimada em buscar alguma qualidade em meio a quantidade de animes lançados atuais e pelo foco da coluna ser animes antigos e desconhecidos, isso atrapalha e muito o rendimento!

Por isso para você que está assim como eu, sem ânimo ou sem tempo para se debruçar sobre um anime de qualidade, eu trago um filme de animação, sim um filme! Que você assistirá em poucas horas e poderá até animar um pouco o seu dia, porque qualidade ele tem.

Introdução

A história de um pouco mais de 104 minutos teve o seu lançamento em 2006, o sucesso da obra lhe garantiu o Prêmio de Animação do Ano na 30ª edição dos Prémios da Academia do Japão. Nada mal não?

O filme é baseado na obra de ficção cientifica do autor Yasutaka Tsutsui e foi dirigido por Mamoru Hosoda, o responsável por dirigir Digimon Adventure, alguns filmes da mesma franquia, além de do filme de One Piece: Barão Omatsuri e a Ilha Secreta.

Caso ainda não saiba de qual filme estou falando (e não tenha lido o título), refiro-me à Toki wo Kakeru Shoujo, também conhecido por The Girl who Lept Through Time, algo como A Garota que Saltava através do Tempo.

A obra é tão boa que ganhou adaptações também através de filmes live actions. Sendo a primeira adaptação de 1983 e a segunda de 2010. Recomendo assistir a todos, pois eu também verei. Também possui dramas, séries de tv e um mangá de 2004.

Desenrolando…

Mas vamos ao enredo… Konno Makoto é uma estudante qualquer que vive correndo contra o tempo pra chegar a tempo no colégio. A vida dela é comum e não tem nada de estranho, sem nenhum problema, com bons amigos, uma vida perfeita e rotineira.

Seus melhores amigos são Chiaki Mamiya e Kousuke Tsuda, junto com os dois amigos ela vive a sua vidinha comum decidindo o que deverá fazer no futuro. Você pode considerá-la uma garota de sorte que está sempre com os amigos inseparáveis, jogando beisebol e etc.

Mas quando a sua sorte simplesmente some, ela passa a ter um dia infernal em que tudo dá errado, até que no laboratório um incidente acontece! E ela percebe que consegue “alterar” as coisas ao seu redor, como? Saltando no tempo é claro.

Com essa nova habilidade e um pouco de falta de sorte, que ela não percebeu que tinha até perder, ela vai aprendendo a controlar o seu poder. Como toda experiência nova, no começo é pouca coisa, como comer e depois comer de novo e de novo e de novo, conforme vai ganhando confiança, decide ajudar os amigos e mais acaba atrapalhando.

E isso se torna um ciclo vicioso (estilo Steins;Gate) chegando ao ponto em que tudo começa a dar errado. Seus sentimentos ficam confusos em relação a um dos seus amigos e parece que a sua vida está virada de cabeça pra baixo.

Sem nem imaginar que o abuso deste poder pode trazer consequências irremediáveis, custando até a vida de alguém querido. Ela vai conseguir reverter tudo a tempo? Lembrando que o poder dela não é pra sempre.

Opinião Final

É uma história estupenda, realmente emocionante, é difícil explicar sem dar spoilers, e principalmente por ser um filme, ou seja curto, isso acabaria com toda a emoção. No decorrer da história ela descobre como conseguiu essa habilidade, também conhece um pouco mais sobre os seus amigos e um romance delicioso surge por trás desta história científica e cheia de drama. E eu realmente amo a voz da seiyuu protagonista, passa muita emoção.

Quem já acompanhou Steins; Gate tem uma ideia sobre a emoção de tentar mudar algo e não conseguir. Do mesmo modo, Toki wo Kakeru Shoujo consegue emocionar e fazer os mais sensíveis (como eu) chorar e muito!

O final é digno, mas também deixa aberto para uma continuação que provavelmente não existirá, sinto lhes informar. Mas você pode acompanhar as outras obras que pelo que andei lendo contam a história antes do filme. E assim matar a saudade!

Enfim é um estilo sci-fi com um gostinho de romance para dar sentido, um pouco dramático e realmente perfeito. Senti vontade de chorar só vendo o trailer. Para dar um gostinho deixo-lhes esta ótima indicação acompanhada do trailer e do filme completo para você que se animou em assistir.

Não esqueça de curtir, compartilhar e comentar se gostou. Se tiver outro filme ou anime que acha que se encaixa na proposta, é muito bem-vindo. Deixe como sugestão! Tentarei falar de todos conforme o tempo.