Olá caros leitores da J-Hero, por incrível que pareça já estamos no mês de Março e como passou rápido. A Open your Mind desta vez irá fugir um pouco do seu objetivo para participar do #MêsdoShoujo, então se você não sabe o que isso significa, confira aqui.

Comecei a coluna sem um assunto propriamente dito, a Preview Otaku de terça-feira já está com o assunto pronto, idem a Falando de Amor de quinta, porém a Open your Mind é diferente, ela precisa trazer obras antigas e desconhecidas, mas qual shoujo cabe perfeitamente nesta descrição?

Foi quando me surgiu a ideia de Koi Kaze, nunca ouviu falar? Então vai conhecer agora mesmo!

Introdução

Já vou logo avisando que a história não irá ser aceita por muitos por conter incesto e é exatamente por isso que ela é perfeita para a coluna, é um ótimo momento para você abrir a sua mente…

Koi Kaze é um mangá de Motoi Yoshida lançado em 2001, possui 5 volumes e foi adaptado também para anime.

A história sai do senso comum em vários pontos, pelos traços que não são de bishounens (assim como Ore Monogatari) e também por refletir uma história madura e incestuosa entre um homem adulto mais velho e uma irmã muito mais nova.

Um ponto que chamo a atenção é que Koi Kaze foi lançado em uma revista (Evening) que é conhecida por ser seinen, desse modo a obra seria um seinen, não um shoujo, porém até que ponto podemos dizer que uma obra é shoujo/josei ou não?

Até que ponto a revista em que foi lançada irá refletir o gênero que o denominamos? Porém isso é discussão para outra matéria…  (Preview Otaku vem aí)

Desenrolando…

Vamos a sinopse, Saeki Koshiro é um jovem solteiro, recém-separado, de 27 anos que descobre que sua irmã 12 anos mais nova que não via há muito tempo irá morar com ele e seu pai, pois se mudou para um colégio perto de sua casa.

Tudo acontece de maneira extremamente natural, eles se encontram por acaso na estação de trem, Koshiro desiludido ao saber que sua namorada tinha outro homem, encontra a carteira uma garota de 15 anos, Kohinata Nanoka e vai atrás da menina para devolver o item, sem saber que são irmãos, até o momento, simples desconhecidos.

Com um pouco de coragem a convida para tomar um sorvete e em uma conversa franca acabam revelando um pouco dos sentimentos guardados de cada um.

Não me refiro a declarações de amor, mas sentimentos mesmo, Koshiro é um homem fechado e de poucas palavras, porém conversando com Nanoka acaba revelando como ficou decepcionado com o fim do namoro e acaba por chorar aos braços de Nanoka, a garota também acaba revelando que passou por uma decepção há pouco tempo e que fazia muito tempo não sorria.

Ambos percebem um “vento do amor” surgir entre eles, mas antes que qualquer ação pudesse ser tomada, descobrem que são irmãos, e que Nanoka estava vindo morar com eles devido a escola.

Um amor pode surgir de uma relação entre irmãos?

Opinião Final

A história é extremamente natural e doce, consegue com uma desenvoltura quebrar o tabu de que toda relação entre parentes é pecaminosa e só acontece em hentai ou animes ecchis. Demonstra uma profundidade psicológica que faz você realmente pensar? Porque algo tão bonito é considerado errado? Por que eles devem sofrer se estar um com o outro lhes faz tão bem?

(Minha reação quando alguém dique é complexo de irmão)

Por diversas vezes as pessoas no mangá dão a entender que é apenas um complexo por não ter uma figura masculina presente na vida de Nanoka, mas é óbvio ao leitor que não se trata disso, não é uma relação forçada, você não é obrigado a engolir uma história de amor entre irmãos, você se comove com o desenvolvimento e passa a torcer para que ambos fiquem juntos, tudo isso naturalmente.

Seja no mangá ou anime, Koi Kaze transpira drama e emoção e prova que nem todo romance é bobo, ainda existe este tipo de obra para provar que o amor é aberto a todos os públicos! É um dos meus mangás favoritos e mesmo tendo lido faz anos, não consigo esquecê-lo.

Como falei, a demografia em si não dá pra considerar que seja um shoujo, quem sabe um josei, porém não posso ignorar que independente de como ele possa ser chamado no Japão, é uma obra que eu gostaria de ver publicada no Brasil, sendo cada vez mais difundida.

E se engana quem acha que o Brasil não aceitaria obras que remetem ao incesto, temos Angel Sanctuary e Usagi Drop para provar o contrário, se elas foram aceitas, por que não Koi Kaze?

A Open your Mind desafia vocês a conhecerem a história, quem aceita o desafio? #MêsdoShoujo cheio das polêmicas… Comente e participe!

PS: Confesso que até eu queria um Koshiro em minha vida… Ele é meio desastrado, mas é um cara legal…