E ai, galera? Tudo joia com vocês? Espero que sim… E espero também que tenham curtido o Mês Especial Pokémon. Resolvemos fazer essa coletânea de matérias em comemoração ao lançamento dos jogos X e Y e também da nova etapa do anime que o acompanha.

Pois bem, para encerrar com chave de ouro a minha participação mudarei um pouco o roteiro e na Parada J-Hero! de hoje farei um TOP com indicações de coisas da franquia dos monstrinhos de bolso que eu curto bastante, que fizeram parte de momentos da minha vida e que acredito da de vocês também.

São itens que provavelmente nunca envelhecerão e devem ser passado entre as gerações. Vamos lá!

7º lugar – Pokémon Rangers (Nintendo DS)

Um dos jogos mais legais para esse portátil. A história se baseia na rotina dos PokéRangers, participando de missões, domando os monstrinhos. É uma ótima opção de jogo para os fãs da série e também para quem não vê tanta magia assim.

6º lugar – TCG

Sugiro que, se vocês são fãs de jogos como Yu-Gi-Oh!, Magic e outros, deem uma olhada nos trading cards game de Pokémon. A jogabilidade, quando estiver em contato com outros que também entendam do assunto, é fantástica. Fora o lindo design dos cartões.

Sugiro também que deem uma conferida no game lançado para Game Boy Color sobre esse assunto. Ele é em modo RPG e, com certeza, um dos mais empolgantes da plataforma. Também há um site onde pode-se montar seu deck online e disputar partidas com outros, o http://www.pokemontcg.com/.

5º lugar – Saga Hoenn (Anime, filmes e jogos)

Por algum motivo que jamais entenderei. Há quem diga que, quando em Hoenn, Pokémon deixou de ser bom. Tudo bobagem.

Tudo bem que na animação tivemos que nos despedir da presença frequente da Misty, mas a adição da May e seu irmão, Max, apenas acrescentaram coisas boas. Foi também onde estreou tudo aquilo de torneios, dando uma história de verdade à personagem secundária, ajudando e MUITO no decorrer do enredo.

Foi de longe o momento menos noob do Ash, fazendo esse boas lutas em ginásios e na Liga (mesmo usando apenas os pokémons capturados por ele naquela região, mas é o Ash, gente). Além da deliciosa Batalha da Fronteira. E como não esquecer da épica batalha entre Kyogre e Groudon selando o fim das equipes Acqua e Magma? Claro, com a presença mais que bem vinda do Lance, campeão da Elite 4 de Johto/Kanto.

Tal empolgação se refletiu nos ótimos filmes feitos naquela época. Mas tudo isso anteriormente teve como inspiração os jogos de Game Boy Advanced. Uma nova região, novas lendas, tudo novo. Consumam TUDO o que puderem dessa etapa, foi o ponto mais alto antes de… Enfim.

4º lugar – Mangas de Pokémon

Sugiro em especial o principal dos quadrinhos da série, o Pokémon Adventures. Seguindo a risca as aventuras dos protagonistas nos jogos principais, é som sombra alguma de dúvidas a narrativa mais legal em todos os meios de entretenimento dessa franquia.

Vão desde o início, com o Red e seu Pikachu rebelde. Toda a estória se liga ao longo do tempo, é demais.

Aliais, não me lembro de ler alguma HQ ruim de Pokémon, que dão banho na animação.

3º lugar – Os filmes (alguns, né?)

Sempre foi e sempre será uma experiência insana assistir os filmes desse anime, mas não todos. Infelizmente vomitaram algumas porcarias bem broxantes. Mas foquemos no que há de bom. Algumas maravilhas foram feitas no início, como o insano Mewtwo Contra-ataca, trazendo o mais misterioso de todos, o nº 150.

Também no 2000 a presença do Lugia enfrentando os demais pássaros lendários, controlados pelo doentio vilão. E claro, o terceiro, O Feitiço dos Unown, nele uma garotinha tem seu desejo atendido pelos lendários monstrinhos do alfabeto, criando seu próprio mundo, com o poderoso Entei na figura de seu pai.

Mais para frente vieram outro longas absurdamente tão legais quanto, como os já citados de Hoenn. Aquilo tudo da árvore da vida que é o Mew, também a batalha do Rayquaza com o Deoxys na cidade que tem mais tecnologia futurista que a região ~moderna~ que viria logo depois, as aventuras no mar com o Manaphy.

Só que até hoje não identifiquei o porquê de o Ho-oh, maior de todos os lendários, nunca ter tido um longa. Vai entender.

2º lugar – Jogos de Nintendo 64 (Stadium, Snap)

Aposto um sorvete que todos que já desfrutaram das obras primas de Pokémon para N64 tiveram o mesmo orgasmo sentimento de euforia, parecendo que o coração iria sair a qualquer momento pela garganta.

O impacto de ver os monstrinhos agora em tela grande batalhando, com todo aquele efeito, plateia, barulhos doentios e muito mais nos jogos Stadium apenas se comparavam com a diferente experiência de fotografa-los em seus habitats naturais, no Snap.

Que Deus permita que meus futuros filhos tenham essa dádiva um dia.

1º lugar – Pokémon Crystal (Game boy Color)

É muito difícil escolher coisas como filme favorito, ou livro, anime, música, banda… Mas acho que se for parar um dia para definir, pelo menos o jogo, Pokémon Crystal será o felizardo. A história, a jogabilidade revolucionária da época com a diferença de manhã, tarde e noite, os pokémon em si naquela região… Enfim, absolutamente tudo nesse game é grandioso a ponto de eu ter que recolher meu cérebro derretido após “zerálo” enfrentando o Red.

É o melhor jogo da franquia!

Pois é, minha gente! Esse foi meu último suspiro desse diferente mês na J-Hero. Ainda terão mais coisas dos outros redatores. Só tenho que agradecer a todos pelos comentários e a ótima receptividade que esse especial teve, é muito legal ver uma ideia tímida ter um resultado tão legal.

Estou encarando a chegada da geração X e Y como uma mudança e desejo que todos nós aproveitemos todas as coisas boas que virão a partir daí da mesma forma que o Pikachu aproveita um frasco de Ketchup!

Um abração!