Bom dia pessoal! O que você acha daqueles bichinhos estranhos que você captura por aí? Aqueles que a sua mãe chama de Pikachu (mas é qualquer outro menos o Pikachu), você curte? Pois nós amamos!

E é por isso que a Rádio J-Hero está promovendo um mês super especial com matérias cheias de curiosidades e conteúdo destes monstrinhos mais do que aclamados!

Nessa minha primeira matéria trago uma pergunta que todo mundo já deve ter feito, qual é melhor: Pokémon X Digimon? Uma batalha que nunca vai ter fim, porque sempre vai ter alguém puxando pro seu lado!

Qual surgiu primeiro – Pokémon ou Digimon?

Nem um nem outro, o primeiro a surgir foi os nosso queridos tamagoshis, criado pela Aki Maita, funcionária da Bandai, uma amante de animais.

Um ano depois surgia os jogos de Pocket Monters (conhecido no ocidente como Pokémon), uma tentativa que não era esperado muito sucesso.

A antiga revista GameFreak de Satoshi Tajiri tornou-se uma empresa de jogos, e juntamente com o desenhista Ken Sugimori pensaram em um jogo onde era possível passar monstros de um GameBoy para outro. Levaram essa ideia para a Nintendo, onde Shigeru Miyamoto (criador Super Mario e Zelda) agregou outras ideias para o RPG de monstros que inicialmente era chamado de Capsule Monsters.

Em fevereiro de 96, após dois meses de trabalho árduo foi lançado o primeiro jogo de Pocket Monsters: Red & Green. Não fez muito sucesso inicialmente, mas após um ano chegou a quantidade de um milhão de cópias vendidas.

Curiosamente: o nome Pokémon surgiu devido ao fato de já existir uma série da Mattel com um nome semelhante: Monster in My Pocket.

Já o anime foi lançado em Abril de 97, sendo baseado nos jogos, mas com um personagem diferente que todo mundo já conhece: Ash Ketchum da cidade de Pallet.

Se Pokémon foi inspirado em tamagoshi não há nada comprovado, mas eu não dúvido não. Mas e Digimon, como entra na história? Digimon foi inspirado comprovadamente nos tamagoshi e possuem o mesmo sistema, um ovo que é cuidado e vai crescendo, vira um bichinho cagão e aos poucos vai evoluindo.

A Bandai vendo o quanto os tamagoshis eram populares entre as garotas, pensaram em usar a ideia para atrair garotos colocando lutas no meio, assim foi criado os V-Pets, estes foram usados como base para o autor Tenya Yabuno criar o mangá C’Mon Digimon, um mangá não publicado.

Um ano depois a ideia de Yabuno denominada como Digimon foi re-aproveitada por ele criando outro mangá Digimon Adventure V-Tamer 01 (que apesar do nome não é relacionado ao Digimon Adventure que nós conhecemos), e então Digimon começou, isso em 1998.

Curiosamente: o personagem desse mangá se chama Yagami Taichi (um outro personagem com o mesmo nome), personagens como Greymon era um vilão, Agumon era um digimon qualquer (e não uma pré-evolução do Greymon), Gabumon existia numa versão primitiva, um digimon diferente do que conhecemos atualmente.

Então na ordem Tamagoshi veio primeiro pela Bandai, Pokémon em seguida pela GameFreak e finalmente Digimon com a Bandai novamente.

Mas isso não significa que um seja cópia do outro, pois tiveram surgimentos totalmente opostos. Enquanto Digimon ainda surgia, o anime de Pokémon já era um sucesso! E o sucesso gera competição.

A Toei precisava de alguma coisa que tirasse Pokémon do topo das paradas infantis. Compraram os direitos autorais do mangá Digimon V-Tamer, remexeram totalmente nele, mudaram muita coisa, mas mantiveram o personagem principal com outra personalidade e história (e já vi muita gente dizendo que o Taichi antigo era melhor!)

Finalmente em 6 de março de 1999 saia nos cinemas japoneses um mini-filme de 20 minutos com um preview do que viria a ser o sucesso de Taichi (Tai) e seus amigos digi-escolhidos.

No dia seguinte os japoneses acompanhavam na televisão o primeiro episódio de Digimon Adventure. O sucesso trouxe uma sequência, jogos, mangás e o restante da história todo mundo conhece.

Comemorem pokémaniacos: Digimon virou anime por causa do recalque com Pokémon.

Mas Qual é o Melhor?

Agora pegou pesado! Em um mês onde pokémon é o foco, dizer que digimon supera é pedir para apanhar! Mas compararei alguns pontos, darei a minha opinião e me jogarei nas mãos de você esperando as vaias ou aplausos!

Porque Comparar é difícil?

Digimon possui história e enredo diferente, a única coisa em comum com Pokémon é ter monstros, porque os protagonistas não são os mesmos em todos as temporadas, o foco não é sempre no mesmo personagem, já que é mais de um personagem principal.

Já pokémon segue o Ash do início ao fim, até colocaram alguns episódios com outros personagens, mas não considero isso uma ideia muito boa não.

Pokémon possui muitos tipos de pokémons, existem continentes diferentes e se passa em um mundo coexistente,  onde pokémons e humanos vivem juntos e feliz, enquanto digimon são dois mundos próximos que acabam colidindo e causando problemas um ao outro, necessitando intervenções. Digimon possui heróis. Pokémons possui um garoto fracassado qualquer.

Pokémon fala de superação, digimon de destino, existe superação, mas eles vão vencer, todo mundo sabe disso. O Ash você nunca sabe se vai perder durante os campeonatos, ganhar é certeza que não vai.

Eu posso ficar comparando desse jeito para sempre, mas em alguns pontos Digimon ganha, em outros o vencedor é Pokémon.

Pokémon criou uma história única e infelizmente repetitiva, muitas vezes você não vê diferença em ver um episódio aleatório, porque é sempre início, meio e fim em um único episódio. Digimon já segue um enredo criando um contexto diferente, é linear.

Pokémon muitas vezes parece não avançar, talvez seja pelo fato do Ash sempre começar um novo continente apenas com o Pikachu, mas essa é a receita de Pokémon e se está aí até hoje deve ter gente que gosta certo?

Gosto é gosto e não tem como querer obrigar alguém a mudar de ideia. Pokémon não possui um anime melhor que Digimon, a repetição, o Ash e toda a ideia de pokémon perdem em minha opinião para o enredo de Digimon sempre diferente e fazendo você fortaceler os laços com os personagens.

Em uma temporada de Digimon você conhece personagens novos, humanos e digimons, se apaixona e luta com eles, eles cumprem o seu objetivo, salvam o digimundo e fim. Você sai de lá feliz e em lágrimas se for eu.

Em uma temporada de Pokémon, você vê personagens que nunca mais irá passar de novo, pokémons que você não vai decorar todos os nomes, e é claro o Ash não evolui e não muda em nada. Afinal ele sempre terá 10 anos certo?

No fim da temporada nada mudou e você sai de lá querendo matar o Ash por sua incompetência. Então no anime, sinto muito, mas Digimon vence pokemaniacos.

Mas não criemos cânico. Se o anime não é um dos melhores, apesar do sucesso, os jogos humilham digimon, tamagoshi, e qualquer outro jogo por aí do mesmo estilo. Pokémon se firmou pelo jogos e isso não vai mudar muito.

Digimon até tem alguns jogos por aí, com um estilo diferente de pokémon, mas não adianta, os jogos de pokémons deixam qualquer um viciado. E o empecilho Ash não existe, é só o velho e bom campeão Red.

Você é o treinador, você guia o caminho e não importa qual dos jogos é, capturar os pokemons, lutar e aumentar o nível não se torna algo chato. Porque é você que está lutando e você jamais jogaria um Charmander contra um Squirtle. (Espero.)

E se você acredita que talvez o jogo de pokémon não é tão bom assim, comente aí porque realmente você deve ser uma criatura bem rara.

Para finalizar trago uma listinha com alguns pontos e a minha opinião, peço que você também coloque a sua nos comentários e vamos decidir finalmente quem é melhor: Digimon ou Pokémon! (E se alguém reclamar porque coloco digimon primeiro às vezes, lembre-se: os burros vão primeiro!)

Anime: Digimon

Jogo: Pokémon

Filmes: Pokémon

Músicas: Digimon

Personagens: Digimon (anime) e Pokémon (jogos)

Enredo: Digimon e Pokémon (ponto para os dois, cada um ao seu jeito)

Desenvolvimento: Digimon e Pokémon (jogo)

Continue acompanhando as matérias e notícias da Rádio J-Hero, essa é a primeira de muitas, estaremos preparando diversas surpresas para você! (Então deixe um comentário e nos mime um pouco.)

PS: Lembre-se se é Digimon ou Pokémon não importa, se você assistiu algum deles significa que você teve uma infância feliz! :3

Pensou que acabou? Nã Na Ni Na Não.

Abaixo você pode conferir algumas tirinhas dessa disputa mais do que divertida. Não esqueça de comentar qual você mais gostou!

Para ler as tirinhas maiores e longas, abra em uma nova aba, a leitura vale a pena!

| Comparação Pokémon X Digimon | O que você prefere? | Pokémon na Infância | Ash Desafia T.K. | Digimon ou Pokémon – Reflita |