Olá caros ouvintes da Rádio J-Hero! Sejam bem vindos a mais uma matéria especial da Preview Otaku! Dessa vez estarei dando a minha humilde (e noob) opinião de um jogo que vem crescendo e muito a quantidade de fãs e eu sou uma delas.

O novo jogo de cartas da Blizzard, HearthStone – Heroes of Warcraft, entrou hoje em open beta. A disputa por Keys já havia começado há meses, com sorte (e muitos sorteios do facebook) eu consegui uma e venho jogando por um mês ou mais e trago a minha opinião. 

Como Funciona?

O objetivo é simples e comum, como todo o jogo de cartas, você precisa criar uma estratégia para zerar a contagem de vida do herói adversário, para isso você conta com um deck de 30 cartas que pode ser de qualquer um dos 9 heróis/tipos de deck, que eu explicarei posteriormente.

Você inicia o jogo com 3 cartas se for o primeiro e 4 se for o segundo, que podem ser trocadas em um primeiro momento, a cada rodada você compra um card e também pode ter a sorte de inicialmente ganhar a carta Cristal de Mana que dá um de mana se usada, que é aleatoriamente dado pra você ou pro seu rival. O jogo começa com ambos com 1 de mana e vai aumentando a cada turno até chegar a 10. Através da mana você utiliza as cartas para pôr em combate até eliminar o herói inimigo que possui 30 de vida.

Existem três tipos de cartas:

Cartas de monstros (lacaios) – Podem vir com algum efeito especial, tais como Último Suspiro, Grito de Guerra ou algum efeito enquanto ele estiver em campo. Eles tem um custo x de mana, e possuem um valor de ataque e vida (defesa). Cada lacaio tem um tipo, os principais são: Fera, Dragão, Demônio, Murlock e Totem. Os demais são lacaios comuns. É importante destacar que algumas cartas dão bônus apenas pra alguns tipos de lacaios como Murlock, Fera, etc.

Cartas de feitiços – Dependendo o tipo podem causar dano ao herói ou lacaio inimigo, ou até comprar cards novos pra você. Cartas de feitiços podem causar ataque em área, causando um de dano a todos os lacaios, por exemplo. Também possuem um custo x de mana que pode ir de 0 a 10.

Cartas de segredo – Esse tipo de carta seriam as famosas cartas armadilha que são ativadas quando o inimigo lhe ataca do modo como a carta especifica. O valor de mana varia pra cada carta segredo.

Estas cartas podem ser para todas as classes ou apenas para um tipo específico, cada classe tem seu foco e o seu poder heroico, uma habilidade do herói que custa 2 de mana para ser usada. Você deve saber combinar a sua classe com os monstros para se fortalecer.

Sacerdote / Priest: Esse tipo de herói possui o poder heroico de restaurar dois de vida de um lacaio ou seu próprio. Sacerdotes experientes também podem alterar o seu poder para causar 2 da dano com o uso de uma carta de feitoço.

Warrior / Guerreiro: Possui a habilidade de colocar 2 armadura para se proteger de ataques diretos.

Shaman / Xamã: O xamã tem a capacidade de evocar um totem aleatoriamente, existem quatro tipos de totens possíveis, cada um com a sua função. Este tipo de deck possui as chamadas Cartas com Sobrecarga, no qual ela custa um valor de mana e no próximo turno custará mais uma quantidade X.

Ex: Elemental da Terra (7/8) custa 5 de mana, mas no próximo turno custará mais 3 de mana.  Então se você tiver 10 de mana, no próximo turno só poderá usar 7, os outros estarão bloqueados.

Rogue / Ladino: O poder heroico desse deck é equipar uma arma com 1 de ataque e 2 de durabilidade que pode ser usada para atacar qualquer inimigo.

Paladin / Paladino: Evoca um lacaio 1/1 para ser usado como lhe convém.

Hunter / Caçador: Seu poder heroico é uma flecha direto no rival inimigo que causa 2 de dano. Não pode ser utilizada contra lacaios.

Druid / Druida: O seu poder lhe dá 1 de ataque e 1 de armadura. O ataque só pode ser usado naquele turno e não acumula se usado várias vezes. Já a armadura é acumulável e permanece no fim do seu turno.

Warlock / Bruxo: Ao usar o seu poder heroico ele perde 2 de vida e compra um card. Uma habilidade que precisa ter controle de jogo.

Mage / Mago: O poder heroico deste deck é uma bola de fogo que causa 1 de dano, mas diferente do caçador, ela pode escolher o seu alvo. Sendo ao meu ver o ataque mais flexível de todos os decks.

Tipos de Habilidade dos Lacaios:

As habilidades dos lacaios são como feitiços que eles possuem, um efeito ao serem jogados em campo. Os principais tipos são:

Provocar: O mais comum, esse tipo de lacaio possui uma armadura que obriga você a atacá-lo, protegendo o seu herói e também os demais lacaios.

Investida: Um monstro ao ser jogado em campo, precisa esperar um turno pra atacar, ele entra “dormindo”, um lacaio com investida não precisa esperar, pois a sua habilidade especial permite atacar no mesmo turno.

Último Suspiro: Ao morrer este lacaio causa algum efeito, pode ser compra uma carta, evocar outro monstro, causar dano aos lacaios oponentes, etc.

Grito de Guerra: Ao ser jogado em campo ele causa o efeito descrito, pode ser evocar outro monstro, destruir um lacaio, causar dano ao herói inimigo, comprar card, etc.

Escudo Divino: Como o nome já deixa claro, esse tipo de lacaio possui um escudo que lhe protegerá de qualquer primeiro ataque, após atacado o escudo se desfaz e ele se torna um lacaio comum.

Furtividade: Esse tipo de habilidade permite que o lacaio não possa ser atacado até se “mostrar”, ou seja fazer um ataque. Pode ser destruído por feitiços de ataque em área.

Fúria dos Ventos: Os lacaios com esse poder podem atacar duas vezes no mesmo turno. Diferente dos demais que atacam apenas uma vez por turno.

Dano Mágico: Lacaios com esta habilidade causam efeito em feitiços enquanto estiverem em campo. Exemplo: se você usar uma carta que cause um de dano, ela dará 2 de dano, aumentando sempre 1 em feitiços que causem dano mágico.

Habilidades Fixas: Existem lacaios que possuem habilidades fixas (buffs) tais como o dano mágico, alguns não podem atacar, mesmo possuindo pontos de ataque, ou habilidade que dê pontos extras (seja ataque ou defesa), alguns efeitos podem ser dados a todos os outros lacaios aliados, aos lacaios adjacentes (que ficam ao seu lado) ou a todos em campo, incluindo os inimigos.

Silenciar: Esse poder pode ser tanto um feitiço como uma habilidade de um lacaio, o importante nela é você saber que ela pode cancelar qualquer efeito já citado, ou seja, se um lacaio tem provocar, ao usar esta habilidade você cancela tudo que ele tem ou dá a outros lacaios. Realmente muito útil.

Plataformas do Jogo:

O jogo possui 3 modos jogáveis. Treino onde você joga contra o computador no nível básico ou perito. Jogo que você joga contra outros oponentes seja no modo casual ou ranqueado para subir qualificações e ganhar estrelas. E também o modo Arena.

O modo arena você precisa pagar pra entrar, seja com gold ou dinheiro de verdade, você cria um deck aleatório com cartas que não lhe pertencem e joga com outros oponentes, quando mais ganhar, melhor o seu prêmio será no final, três derrotas e você está fora.

O máximo de vitórias na arena é 12, após ter sua terceira derrota você recebe seus premios, sendo eles : 1 pacote, gold ou pó de criação, lembrando que sempre você ganhará um pacote de cartas. É um ótimo meio de você conhecer cartas novas.

Prêmios:

O objetivo do jogo é você ter o melhor deck para ganhar dos demais, com isso você precisa de cartas diferentes, raras e lendárias. Você pode comprá-las ou criá-las através do pó de criação.

Cada carta tem um valor determinado do pó e para consegui-lo você precisa destruir cartas repetidas ou ganhar pó através da arena.

Para conseguir cartas você pode jogar na arena, como já dito, ou comprar um pacote por 100 de gold e torcer que venham cartas boas. O pacotes são aleatórios, nunca se sabe o que vem dentro, mas quanto mais vitórias você tiver na arena, melhor será o seu prêmio.

Outro modo de ganhar gold é fazendo as missões diárias, normalmente você deve vencer 2 vezes com uma classe especifica, 3 vezes com qualquer classe, lançar uma quantidade de feitiços, matar uma quantidade de lacaio ou evocar uma quantidade X de um determinado tipo de lacaio.

Opinião:

Eu poderia fazer um tutorial imenso de tanto que eu ando jogando HS, mas acredito que tenha passado o básico para quem quiser iniciar. Eu não costumo jogar nada online, pois é realmente estressante a quantidade de mal-educados na internet, todos cheios de si, e sem paciência para uma iniciante como eu.

Com HS não tem esse problema pois as frases são universais e a pessoa não vai ficar enchendo a sua paciência.

Sobre o jogo já está bem claro o quanto o considero ótimo, é fácil de jogar, e extremamente interessante e lhe prende de uma maneira espetacular. Possui várias regras, mas não é difícil, só será complexo conforme você vai entrando na ideia de estratégias e modos de jogo, a importância do deck balanceado, posicionamento dos lacaios e etc.

Meu deck principal é Caçador, também costumo jogar de Ladino e Bruxo, odeio os decks de Sacerdote e Paladino, pois se forem bem montados podem humilhar qualquer outro. O deck de Mago é um dos mais fáceis de lidar, tanto que é usado para treinamento.

Enfim, cada deck tem a sua particularidade, depende de você saber qual você mais se adapta. Conheço alguém que odeia o meu deck de caçador, e eu odeio o dele de Sacerdote, porque se trocarmos entre nós não conseguimos jogar direito.

Tem algumas coisas que me irritam, mas não é do jogo e sim dos jogadores: Tem aqueles que ficam mandando “obrigado” como provocação a cada jogada sua, ou que somem e não jogam (porque devem tá no facebook), e aqueles que desistem quando você tá dando o golpe final (¬¬), ou que simplesmente sai do jogo. Sou do tipo que mesmo sabendo que vai perder não desiste, então esse tipo de atitude covarde e me irrita e muito!

Quem quiser jogar comigo o usuário é CahDream#1485 e será muito bem vindo para um duelo amistoso (existe esse tipo de modalidade também). Espero que tenham se interessado, joguem e qualquer dúvida sobre o jogo só perguntar que se eu puder eu ajudo.

Caso vocês gostem da matéria e ela tenha uma boa recepção, também farei algum conteúdo extra com outras informações pertinentes de posicionamento, efeito de cards e combos possíveis.

Comentem o que acharam da matéria e do jogo, compartilhem e curtam para os amigos de vocês também darem a sua opinião! Quem sabe a gente não cria um grupo com o pessoal da J-Hero que joga HS? Imagina uma competição? (*-*)

Você pode baixar o jogo aqui!

Fiquem com essa jogada espetacular com música de fundo do Sexy Sax Guy para terem o gostinho do jogo: