Isekai é um gênero de anime que tem conquistado o coração dos fãs ao redor do mundo. Traduzido como outro mundo em japonês, o isekai transporta seus protagonistas de seus mundos cotidianos para dimensões paralelas, reinos de fantasia ou universos virtuais.

Essa mudança radical proporciona aos personagens a oportunidade de explorar habilidades sobrenaturais, enfrentar desafios e descobrir cenários além da realidade. Inicialmente, era um gênero com histórias únicas e envolventes que ganhou tanto destaque, que agora em cada nova temporada de lançamentos temos uma nova avalanche de isekais.

O começo de tudo

Por mais que hoje em dia sejam muito mais frequentes e populares, existem vários animes mais antigos que contam com a mesma temática, como por exemplo Shurato, anime de 1989. Shurato tinha uma estética parecida com Os Cavaleiros do Zodíaco; Nele, Shurato e seu melhor amigo Gai são mandados para o Mundo Celestial durante um torneio de artes marciais em meio a uma guerra. 

Em 2006, o anime de romance Zero no Tsukaima contava a história de um jovem que foi conjurado por uma bruxa em um mundo mágico para ser seu companheiro. 

Em 2010, Angel Beats! traz a vida após a morte acontecendo em um mundo alternativo como sua principal temática, e a partir daí muitos protagonistas morrerão e vão reencarnar em mundos de fantasia. 

Já em 2014, No Game No Life traz dois irmãos que são jogadores profissionais de jogos eletrônicos e vão parar em um mundo de fantasia onde tudo é decidido por jogos. 

E em 2017, Tensei Shitara Slime Datta Ken chega com uma temática ainda mais diferenciada, em que o protagonista não reencarna como um humano. 

Dez lançamentos no mesmo mês

É verdade que os isekais ficam cada vez mais populares, tanto que vemos cada vez mais animes do gênero em cada nova temporada de lançamentos. O estilo abre espaço para ideias “fora da casinha” que não tinham nenhuma abertura antes, mas também faz com que fãs de gêneros diferentes tenham uma certa carência de lançamentos.

Confira os lançamentos de isekais só em janeiro:

Isekai de Mofumofu Nadenade Suru Tame ni Ganbattemasu.

Midori Akitsu acabou morrendo por excesso de trabalho e sendo reencarnada em um mundo de fantasia. Como compensação pelo seu esforço, Deus a abençoou com a habilidade de ser amada por todos os animais daquele mundo.

Doctor Elise: The Royal Lady with the Lamp

Após ter sido uma rainha cruel e terrível em sua primeira vida ao ponto de ser queimada viva, Song Zhi-hyun recebeu a oportunidade de reparar seus pecados ao reencarnar em uma talentosa médica e salvar várias pessoas.

Sasaki to Pichan

Após comprar um passarinho para lhe fazer companhia, Sasaki descobre que o animal é na verdade um sábio reencarnado no seu mundo. Percebendo a oportunidade que surgiu, Sasaki decide viajar para o outro mundo levando coisas da Terra para vender.

Sokushi Cheat ga Saikyōsugite, Isekai no Yatsura ga marude Aite ni Naranai n Desu ga.

Acordando em meio a um absoluto caos durante sua viagem escolar, Yogiri Takatō descobriu que sua classe foi enviada para um mundo paralelo e que seus colegas receberam habilidades especiais de uma sábia enquanto ele, de alguma forma, conseguia dormir.

Kekkon Yubiwa Monogatari

Satō cria coragem para se confessar para sua vizinha Hime, por quem sempre foi apaixonado e descobre que ela é a princesa de um reino de fantasia, e que estava escondida na Terra para fugir de seus perseguidores.

Ishura

Após a derrota do Rei Demônio, os heróis com grande poderes perderam parte do seus objetivos e passaram a vagar em busca de um oponente digno de sua força.

Chiyu Mahō no Machigatta Tsukai-kata ~Senjō o Kakeru Kaifuku Yōin~

Enquanto voltava para casa, Usato esbarrou sem querer em Suzune e Kazuki, dois colegas de classe que também iam embora da escola. Ao mesmo tempo, um misterioso circulo mágico apareceu, transportando os três para outro mundo como heróis.

Akuyaku Reijō Level 99 ~Watashi wa Ura-Boss desu ga Maō de wa Arimasen~

Devido à aparência do Rei Demônio, cabelos pretos se tornaram símbolo de mau agouro e passaram a ser discriminados no universo do jogo de Hikari no Mahō to Yūsha-sama.

Mato Seihei no Slave

O inesperado surgimento de um portal demoníaco chamado Mato fez com que a humanidade começasse a ser atacada pelos Shūkis, criaturas malignas do portal. Felizmente, um tipo de pêssego capaz de dar poderes para quem os come foi encontrado, por mais que apenas mulheres recebam essas habilidades.

Saijaku Tamer wa Gomihiroi no Tabi o Hajimemashita

Tendo renascido na classe mais fraca daquele novo mundo, e como uma das mais fracas dentro da própria classe, Ivy imaginou que seria novamente abandonada por todos e considerada como um peso até mesmo pelo seus pais. Decidindo viver sozinha e apenas com suas fracas habilidades de domadora, Ivy foge de casa e acaba por encontrar um pequeno slime.


Qual a sua opinião sobre o gênero isekai? Conte aqui nos comentários!