Você provavelmente já sabe que os japoneses são apaixonados por gatos, seja pela presença maciça deles em animações ou até mesmo em itens de decoração japoneses.

O manekineko é um exemplo da importância dos gatos para a cultura japonesa. Ele começou a ser popular lá na era Edo em 1868 e desde então se tornou símbolo de prosperidade. 

Dentre as lendas também é possível ver a presença dos gatos como seres de boa sorte ou representados como demônios. É no Japão que fica a ilha de Aoshima ou a ilha dos gatos, onde vivem centenas de gatos em harmonia com uma população humana minúscula.

E o que toda essa fascinação por gatos está relacionada a Wa-Suta

Wa-Suta, também conhecido como The World Standard, é o quarto grupo da iDOL Street, formado em 2015, e sua proposta artística gira em torno do fascínio pelos gatos. A banda incorpora a estética kawaii, tão querida pelos japoneses, enquanto explora uma variedade de gêneros musicais que abrangem o mundo todo.

A imagem do grupo é descrita como representativa da geração de ídolos da era digital. O objetivo da Wa-Suta é impactar o mundo, difundindo a cultura “kawaii Japan idol” por meio das redes sociais e atividades de “ídolos reais”, permitindo gravação de vídeos e fotos durante seus shows ao vivo.

Wa-tube é a proposta das meninas do Wa-Suta para mostrar o dia a dia como idols reais.

A formação do grupo inclui a líder Hirokawa Nanase (Pastel Green), juntamente com Matsuda Miri (Pastel Purple), Kodama Ririka (Pastel Blue) e Mishina Ruka (Pastel Pink). Cada membro contribui para a identidade única da banda, combinando elementos de fofura e inovação e refletindo a essência da cultura pop japonesa.

Com sua abordagem única e cativante, Wa-Suta continua a conquistar fãs não apenas no Japão, mas também ao redor do mundo, destacando-se como uma das representantes mais cativantes da cena idol contemporânea.

As meninas se apresentarão no Anime Friends de 2024 e os ingressos já estão à venda no site do evento.